Distrito Federal

Rede conveniada diretamente com o SIS atinge autossuficiência. No DF, use a carteira de fundo branco.
18/07/2022 19:50

O SIS concluiu a primeira grande etapa de expansão de sua rede diretamente credenciada de serviços de saúde no Distrito Federal (DF). Desde o início de 2020, quando foi aberta a rede própria de atendimento – que apenas no DF opera paralelamente ao Saúde Caixa – mais de 230 estabelecimentos de saúde entre hospitais, clínicas, laboratórios de medicina diagnóstica e outros serviços foram credenciados e aceitam a carteirinha exclusiva do SIS (de fundo branco). Além disso, há milhares de médicos credenciados por meio da Associação dos Médicos de Hospitais Privados do DF (AMPDF).

A carteira vale somente no DF, onde estão quase 90% dos beneficiários, e nos hospitais de notória especialização. Os conveniados atendem em todos os regimes de atendimento: ambulatorial, internação hospitalar e domiciliar. O leque de parceiros traz clínicas das diversas especialidades médicas e odontológicas.

Para evitar erros e duplicidade de cobranças – que encarecem o custo do plano e as coparticipações dos beneficiários – o SIS vem incentivando os prestadores de serviço do DF a usarem exclusivamente a carteira de fundo branco (do SIS) se tiverem convênio tanto com o Saúde Caixa quanto com o SIS. Ou seja, caso o beneficiário apresente a carteira do Saúde Caixa, o atendente deve instruí-lo a usar a outra, que pode ser vista no site www.senado.leg.br/sis

Se isso não acontecer, basta perguntar ao atendente do hospital ou clínica se o estabelecimento tem convênio com o SIS e, em caso afirmativo, apresentar a carteirinha de fundo branco (foto) . É importante que o beneficiário dê prioridade ao uso da carteirinha do SIS para conseguir uma cobertura mais abrangente, prazos de autorização menores e um relacionamento mais personalizado ao longo do tratamento.

Como operacionalmente não é possível ampliar a rede própria para outras unidades federativas, a parceria com um plano de cobertura nacional se faz necessária. Nas demais unidades federativas, o Saúde Caixa é quem garante uma robusta rede de atendimento aos beneficiários.

Credenciamento direto

O SIS trabalha com a meta de ampliar cada vez mais a sua rede própria no DF em razão da quantidade de usuários do plano na região.

– No prazo de um ano e meio, o SIS já deu passos largos em credenciamento, sempre considerando a qualidade de cada prestador, mais do que o número deles. Os critérios para que sejam recebidos na rede própria do SIS respeitam a legislação sanitária para que o usuário tenha atendimento seguro e de qualidade – explica o coordenador de Saúde do Senado, Kairala Filho.

O credenciamento direto visa contemplar todos os serviços buscados pelos usuários numa cobertura diversa e abrangente de serviços de saúde, com laboratórios de exames e imagens, clínicas e hospitais de reconhecida excelência. A rede credenciada diretamente pelo SIS cobre também hospitais de notória especialidade no Rio de Janeiro e.em São Paulo. Além deles, o SIS trabalha para incluir novos serviços diferenciados.

– É o caso da modalidade de hospitais de transição, que oferece reabilitação e cuidados paliativos com serviços humanizados, uma novidade em termos de cobertura dos planos de saúde. O SIS mais uma vez sai na frente – exemplifica Kairala.

Vantagens

Ter rede própria de credenciados permite ao SIS mais estabilidade no rol de prestadores e garante poder de decisão sobre quais serviços e procedimentos credenciar, conforme os padrões qualidade estabelecidos pelo plano. Assim, o SIS tem, por exemplo, convênio com hospitais conhecidos por sua notória especialização: Albert Einstein (SP), Samaritano (RJ), Sírio-libanês (SP e DF) e Vila Nova Star (SP). Nesses, a coparticipação do beneficiário nos atendimentos conveniados é de 30%.

O credenciamento direto com prestadores de serviços em saúde também dá ao plano autonomia para autorizar procedimentos mais modernos, baseado em evidência científica, e possibilita negociar melhores preços e serviços. Outra vantagem é que, sendo diretamente operado por servidores e colaboradores do Senado, tem mais agilidade, por exemplo, na autorização de procedimentos e resolução de outras demandas com os prestadores de saúde.

Fale com o SIS

Se o estabelecimento credenciado manifestar dificuldade em usar a carteirinha do SIS ou preferência pela carteirinha do Saúde Caixa, você pode entrar em contato com o SIS pelo e-mail sis@senado.leg.br ou por telefone com a nossa Central de Relacionamento no (61) 3303.5000, em dias úteis das 9h às 18h