Ferramentas Pessoais
Acessar

Qualidade de Vida

Você já parou para pensar o que está por trás do conceito de qualidade de vida no ambiente de trabalho? O que de fato isso representa e o que a organização tem feito para contribuir com o bem estar dos seus servidores?
Essas e outras questões estão entrelaçadas na perspectiva de pensar o servidor na sua singularidade e ao mesmo tempo em integração social, no contexto organizacional.
Nesse sentido, a qualidade de vida pode ser entendida como sendo o respeito às necessidades e limitações do servidor – uma busca continua por um equilíbrio psíquico, físico e social. Assim, a adoção de programas de qualidade de vida e promoção da saúde, no Senado Federal integram uma linha de atuação que contribui para o desenvolvimento e implantação de programas específicos que envolvem o aumento do grau de satisfação das pessoas com o ambiente de trabalho, a melhoria das condições ambientais gerais, a promoção da saúde e segurança, a integração social e o desenvolvimento das capacidades humanas.
Entre as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais estão campanhas de prevenção de doenças, como o Glaucoma, Oficinas de Fotografia e o Programa de Mobilidade - Carona Solidária que incentiva o uso de transporte alternativo e prática de exercícios físicos. Além dessas iniciativas, o Senado conta ainda com uma iniciativa específica, o Serviço de Qualidade de Vida e Reabilitação Funcional (SEQVR), criado em 2005 – o serviço contribui com iniciativas que visam a qualidade de vida e a valorização do servidor em consonância com os interesses da organização.
Esse Para saber mais e ter informações sobre os programas acesse o site ou ligue para 3303-4267