Ferramentas Pessoais
Acessar

PGLS

O Plano de Gestão de Logística Sustentável – PGLS, do Senado Federal é uma ferramenta de planejamento que estabelece práticas de sustentabilidade e de racionalização dos gastos institucionais e dos processos administrativos e se caracteriza por ser uma agenda estruturante para uma atuação socioambientalmente correta.

 

Criado em consonância com o Ato da Diretoria-Geral do Senado Federal n° 24, de 2014, o Plano foi elaborado pela Comissão Gestora do PGLS, instituída por meio da Portaria n° 3295, de 2014, e consolidado através das propostas formuladas e compartilhadas por diversas áreas da Casa, em um documento que reflete novos padrões de sustentabilidade para a administração pública.

 

O PGLS abrange o inventário de bens e onze planos de ação temáticos que irão contribuir, por meio de sua capacidade indutora, para promover as mudanças necessárias a uma gestão mais eficiente e comprometida com a devida atenção às questões ambientais. Atualmente em fase de execução, o plano é monitorado mensalmente por meio dos indicadores atrelados aos objetivos propostos no documento. A divulgação dos resultados ocorrerá semestralmente, bem como a publicação de relatórios anuais.

 

Este plano consolida uma política unificada de sustentabilidade construída de forma coletiva, na qual os resultados de sua implantação dependem do compromisso de cada um de nós. Assim, consideramos que a partir das diretrizes e ações estabelecidas no Plano de Gestão de Logística Sustentável, o Senado Federal contribui para mudanças significativas no contexto de sua cultura organizacional, levando em consideração o papel de cada servidor para o fortalecimento de uma gestão mais transparente, com maior legitimidade e compatível com os interesses desta Casa.

 

A revisão do Plano é realizada a cada biênio quando são revistas as ações e metas a fim de alinhar o documento aos objetivos estratégicos do Senado Federal. As versões do documento podem ser consultadas ao final desta página.

 

Como resultado semestral (jul a dez de 2016) do Plano de Gestão de Logística Sustentável podemos destacar a redução em 26% do consumo de copos descartáveis de água e 32% de copos de café. Outra medida relevante se refere à suspensão da irrigação dos gramados e plantas forrageiras, tanto no período chuvoso quanto no período da seca. A instalação de torneiras econômicas com arejadores e fechamento automático também constitui meta alcançada nessa primeira fase de implantação do PLGS.

 

O PGLS é dividido em eixos temáticos e para cada um dos temas acima, foram criados Planos de Ação com objetivos, detalhamento da implementação das ações, unidades e áreas envolvidas, respectivos responsáveis, metas e indicadores, cronograma de implantação e previsão de recursos financeiros.

     

    Além dos eixos temáticos o plano ainda conta com e ações de divulgação, sensibilização e conscientização.

 


PGLS 2015-2016

Relatório de Desempenho de Metas

PGLS 2017-2018