Ferramentas Pessoais
Acessar

13° Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência começa na terça

 

O Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais (NCas) promove, entre os dias 3 e 6 de dezembro, a 13ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, com a realização de diversos eventos e oficinas abertas aos colaboradores da Casa.

A Semana terá início na terça-feira (3) com a realização da sessão de entrega da Comenda Dorina de Gouvêa Nowill, às 10h, no Plenário do Senado, coordenada pela Secretaria de Apoio aos Órgãos do Parlamento (Saop). A Comenda Dorina de Gouvêa Nowill é destinada a agraciar pessoas físicas ou jurídicas que tenham oferecido contribuição relevante à defesa das pessoas com deficiência no Brasil.

Logo após a solenidade, a programação da 13° Semana segue com a oficina de fotografia inclusiva "Fotografia para Serenar a Alma". O tema foi escolhido com a intenção de promover momentos lúdicos, tendo o olhar fotográfico como ponto principal. Para participar, não é necessário ter experiência com fotografia ou câmeras fotográficas. A oficina será ministrada pelos servidores João Rios Mendes, chefe de gabinete do senador Telmário Mota (Pros–RR), e por Cláudio Cunha de Oliveira, chefe do Serviço de Ensino a Distância (SEED), do Interlegis/ILB, de terça (3) a sexta-feira (6), na sala nº 3, do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), das 14h às 17h30.

Para quem tem curiosidade em conhecer a escrita em Braille, será oferecida a oficina "Braille ao Alcance de Todos", que visa desmistificar a pseudo complexidade do sistema e mostrar que todos podem aprender essa linguagem de maneira rápida, prática e eficaz. As aulas serão ministradas por Charles Jatobá, deficiente visual e membro do Instituto Braille Brasil. Os encontros serão realizados na quarta (4), divididos em dois períodos, sendo o primeiro das 14h às 15h30 e o segundo, das 16h às 17h30, na sala nº 4 do ILB.

Na quinta (5) será a vez da oficina "Audiodescrição – Acessibilidade para Cidadania", que abordará de maneira sucinta noções de audiodescrição de imagens, vídeos e ambientes. O objetivo é conscientizar os participantes sobre a importância dos recursos de audiodescrição para a vida de pessoas com deficiência visual. A servidora Débora Barbosa, do gabinete do senador Nelsinho Trad (PSD–MS), será a responsável pela oficina, que acontecerá na sala nº 5 do ILB, das 14h às 16h.

Inscrições

Os interessados podem enviar e-mail para acessibilidade@senado.leg.br ou ligar para os ramais 2744 ou 4311. Os participantes deficientes auditivos devem comunicar, no ato da inscrição, sua deficiência e requisitar um intérprete para serem acompanhados durantes as oficinas.

Realização

A Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência acontece há 13 anos e é realizada pelo de Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais (NCas) do Senado. Segundo a gestora do núcleo, Karin Kassmayer, esta edição se preocupou em trazer oficinas que capacitassem os servidores para aprender mais sobre as necessidades e recursos de acessibilidade. Ela destacou a oficina de audiodescrição como uma importante aliada na inclusão de recursos audiodescritivos para deficientes visuais.

— A oficina de audiodescrição tem como foco capacitar os servidores que trabalham com a descrição de imagem, bem como setores de comunicação da Casa, para que eles tenham esse conhecimento e essa habilidade em implementar o recurso de acessibilidade — ressalta.