Você está aqui: Página Inicial Programas Senado Inclusivo O Programa
Ferramentas Pessoais
Acessar

Sobre o Senado Inclusivo

 

O Senado Federal desde 2006 demonstra sua preocupação com a questão da acessibilidade e da inclusão das pessoas com deficiência, através da criação da Comissão Permanente de Acessibilidade. Esta Comissão planejou e executou as primeiras ações com o intuito de adequar o Senado aos dispositivos legais e normas sobre Acessibilidade.

 

Atualmente, a acessibilidade está sob a responsabilidade do Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais (NCAS), que coordena o Senado Inclusivo.

O Senado Inclusivo atua na implementação da Política de Acessibilidade do Senado Federal, instituída pelo Ato da Comissão Diretora nº 15, de 2013. Além disso, atua no cumprimento de vasta legislação federal acerca de inclusão e acessibilidade.

O Programa é responsável por promover adaptações em todo o Senado Federal para atender as necessidades de pessoas com deficiência motora, sensorial e intelectual, eliminando barreiras arquitetônicas, atitudinais e comunicacionais.

Destacam-se as seguintes ações: atendimento especializado para visitantes, servidores e Senadores com deficiência física ou mobilidade reduzida; empréstimos de cadeiras de rodas e triciclos motorizados; contratação de intérpretes de Libras para Sessões Solenes, eventos e audiências públicas; realização de atividades de sensibilização e prevenção; elaboração de cartilhas e manuais; realização de pesquisas e levantamentos; realização de cursos de capacitação; acompanhamento de obras de acessibilidade, entre outros.