Ferramentas Pessoais
Acessar

Ilana participa de debate sobre equidade de gênero

11/03/2020 13:43

O Mulheres em Pauta, evento promovido pela Sérgio Bermudes Advogados, reuniu, na noite dessa segunda-feira (9), lideranças do campo jurídico de diferentes esferas do poder para discutir avanços e desafios femininos na nova década. A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, foi uma das convidadas a se apresentar, além da ministra Maria Elizabeth Rocha, do Superior Tribunal Militar (STM); Renata Gil, presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); e Daniela Teixeira, conselheira federal da OAB-DF.

 

Líderes em seus setores de atuação, elas endereçaram diferentes pontos de vista a respeito da equidade de gênero, traçando também caminhos a seguir na continuidade de ações afirmativas para o sexo feminino. Ilana enalteceu a importância do Senado ter sido pioneiro na implementação de um sistema de cotas para mulheres vítimas de abusos domésticos.

 

— A gente espera que o primeiro passo tenha sido dado e que a ideia de equidade não passe quando a direção não for ocupada por uma mulher. Essas iniciativas nasceram porque eu tive empatia das pessoas em situação de vulnerabilidade e alguém tinha que fazer algo para mudar. Não pertence a mim e nem desejo isso,  mas quero que se espalhe. Não fossem esses empregos, muitas não teriam deixado o ciclo da violência — comentou a diretora.

 

Ilana ainda citou que, por causa da boa repercussão da iniciativa no Senado, medidas similares foram adotadas pela Câmara Legislativa do DF (CLDF), pelos governos de Goiás, Rio Grande do Norte e Santa Catarina, pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e pela Câmara Municipal de São Paulo, entre outros exemplos.

 

Fonte: Comunicação Interna (resumo da notícia)