Ferramentas Pessoais
Acessar

Ciclo de Palestra de Capacitação sobre a Primeira Infância chega a São Sebastião

A Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado Federal, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal de São Sebastião, oferece aos educadores e cuidadores de São Sebastião, palestras sobre o desenvolvimento infantil.
07/06/2018 14:15

 

 

A Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado Federal, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal de São Sebastião,  realizou nesta quarta-feira (6), o primeiro dia do evento itinerante do Senado Federal, Ciclo de Palestras de Capacitação sobre a Primeira Infância, que teve como tema ‘’O papel dos cuidadores e interessados no desenvolvimento infantil’’, ministrado pelo Neonatologista e Pediatra, Dr. Laurista Corrêa.  A palestra, com duração de três horas, foi realizada na faculdade FORTIUM de São Sebastião, e aconteceu com, aproximadamente, 100 participantes presentes, superando o número esperado.O evento itinerante do Senado Federal, conta com o apoio voluntário de todos os especialistas que participam dos Ciclos de Palestras e ações da Comissão da Primeira Infância.  A palestra teve como público alvo, professores de educação infantil da rede pública, cuidadores de creches, pais e cuidadores em instituições de acolhimento.

O Neonatologista Dr. Laurista Corrêa, palestrante voluntário e membro do Comitê Cientifico da Comissão da Primeira Infância do Senado Federal, falou sobre o desenvolvimento do cérebro do bebê e como os primeiros cuidados podem influenciar na vida do ser humano. Segundo o Dr. Laurista, desde o momento da fecundação até o nascimento, todas as ações realizadas pelos pais podem influenciar no desenvolvimento cognitivo, social e emocional do bebê.  ‘’ O bebê no útero já sofre um estresse. Imagina um desastre! Tudo o que acontece desde a fecundação gera um resultado sobre a criança. ‘’ (trecho da palestra).

Luiz Eugênio Brito, chefe da Unidade de Educação Básica da Coordenação de Ensino de São Sebastião, e também um dos organizadores do evento, explicou a importância do tema da primeira infância e como falar sobre isso pode abrir portas para um futuro melhor. ‘’Nós incorporamos à educação infantil, de quatro e cinco anos de idade, a obrigatoriedade do ensino em 2016, e agora, precisamos que os professores tenham uma real compreensão de atender crianças na primeira infância. E são esses estudos da parte orgânica que nos mostram que é nesse começo da vida, aonde a pessoa está mais apta, disposta e aberta a aprendizagem, e tudo isso fará diferença durante todo o percurso da vida delas. ’’ Explicou Luiz.

‘’Eu entendo como educadora, que nós temos o poder de dar um bom olhar a criança. Nós enquanto cuidadores temos a responsabilidade de perceber qual o olhar da criança e tentar de alguma forma ajuda-la e direciona-la aos atendimentos especializados caso necessite e principalmente acolhe-la. ’’ Afirmou Rute Rocha, também organizadora do evento e servidora da Secretaria de Educação de São Sebastião.

A psicóloga escolar Patricia Moreira Alves, foi uma das participantes e falou sobre como o assunto pode ajudar a direcionar cuidadores e educadores. ‘’ É a segunda vez que assisto uma palestra do Dr. Laurista e acho ele incrível! É muito importante falar sobre a primeira infância. Foi muito proveitoso para profissionais de estimulação precoce, que lidam com crianças muito novinhas’’.

Para quem não conseguiu ir ao primeiro dia de evento, a segunda palestra com o Dr. Laurista Corrêa, acontecerá no dia 13 de junho as 14h00, no Auditório da Faculdade FORTIUM/Pólo São Sebastião AV. Comercial, nº 941 – São Sebastião. Brasília – DF. Para se inscrever acesse: https://goo.gl/ufBXj8. As inscrições são gratuitas.

Representando a Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado Federal, Lisle Lucena, reforçou a importância do tema e convidou a todos presentes para participar do Segundo Ciclo de Palestras de Capacitação da Primeira Infância, que terá como tema, ’’Clínica com o bebê: o olhar do psicanalista e do fisioterapeuta’’. O evento acontecerá no dia 28 de junho as 15h00 no Auditório Antônio Carlos Magalhães – Interlegis – Senado Federal. Será uma tarde de palestras e debates ministrados pela Dra. Inês Catão e pela Dra. Maria Vannina, tendo como mediador da mesa Dr. Laurista Corrêa. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no e-mail: primeirainfancia@senado.leg.br. Para mais informações, acesse a página Infância & Paz no Facebook.

 

Carla Vieira Boa Sorte, estagiária de jornalismo da Comissão da Primeira Infância do Senado Federal

 

Fotos: Carla Vieira Boa Sorte