Ferramentas Pessoais
Acessar

’’Clínica com o bebê: o olhar do psicanalista e do fisioterapeuta’’ marca a Segunda Edição do Ciclo de Palestras de Capacitação sobre a Primeira Infância

03/07/2018 11:55
’’Clínica com o bebê: o olhar do psicanalista e do fisioterapeuta’’ marca a Segunda Edição do Ciclo de Palestras de Capacitação sobre a Primeira Infância

’’Clínica com o bebê: o olhar do psicanalista e do fisioterapeuta’’ marca a Segunda Edição do Ciclo de Palestras de Capacitação sobre a Primeira Infância

 

’’Clínica com o bebê: o olhar do psicanalista e do fisioterapeuta’’, foi o tema da Segunda Edição do Ciclo de Palestras de Capacitação sobre a Primeira Infância, que aconteceu nesta quinta-feira (28) no auditório Antônio Carlos Magalhães – Interlegis, Senado Federal.  Realizado pela Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, a palestra foi proferida pela Dra. Inês Catão e Dra. Maria Vannina, tendo como mediador da mesa Dr. Laurista Corrêa, membro voluntário do Comitê Cientifico da Comissão de Valorização da Primeira Infância.

A psicanalista, Dra. Inês Catão, palestrante voluntária, falou sobre o comportamento e desenvolvimento do bebê, diante as suas emoções, habilidades e capacidades na neurociência. Enquanto a Fisioterapeuta, Dra. Maria Vannina, abordou como a atenção as habilidades psicomotoras do bebê podem contribuir para um bom desenvolvimento.

A enfermeira Vânia Lúcia, participante do evento, falou sobre como as palestras de capacitação vem contribuindo para seu desenvolvimento pessoal e profissional: ‘’ Assuntos sobre a primeira infância são muito importantes para a criança e para quem lida com ela, sejam  pais ou profissionais. Eu, como enfermeira, entendi que é preciso acolher tanto a mãe quanto o bebê. Então, para mim, foi muito importante."

‘’Eu gostei muito de ouvir sobre o desenvolvimento neuropsíquico, é uma parte que trabalhamos bastante, até porque trabalhamos com crianças prematuras, com síndrome de Down. Eu vim porque o assunto faz parte da minha formação de psicopedagoga, porque trabalhamos muito com o desenvolvimento cognitivo, motor e das dificuldades de aprendizagem. ’’ Declarou a Psicopedagoga, Elenise Pereira da Paz.

A palestra teve duração de três horas e contou com mais de 100 participantes presentes, preenchendo todo o espaço do Auditório Antônio Carlos Magalhães. O evento conta com o apoio voluntário de todos os especialistas que participam dos Ciclos de Palestras e ações da Comissão da Primeira Infância do Senado Federal, tendo como público alvo profissionais das áreas de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, além de legisladores, gestores públicos e privados, professores e estudantes, membros de organizações não-governamentais e outras instituições da sociedade civil, além de pais e cuidadores em instituições de acolhimento.

Para mais informações sobre todos os eventos organizados pela Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, acompanhe nossa página no Facebook Infância e Paz e no Institucional do site do Senado Federal.

 

 

Carla Vieira Boa Sorte, estagiária de jornalismo da Comissão da Primeira Infância do Senado Federal

Fotos: Marcos Brandão