Ferramentas Pessoais
Acessar

IX Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz - 2016

Publicações dos Artigos dos Conferencistas da 9ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz
File Mídias Digitais e Infância: Cuidados para um uso consciente - Juliana Grasso
Nossa época é marcada por jogos de realidade aumentada, vídeos on demand e entretenimento ilimitado. Temos ao alcance de nossos dedos um mundo de possibilidades, que tanto facilitam nosso trabalho e nos aproximam das pessoas, quanto nos escravizam até 24 horas por dia e podem nos distanciar de quem está mais próximo de nós.
File Detecção Precoce de Sinais Clínicos de Risco para um Desenvolvimento Psíquico Sustentável - Inês Catão
Nas últimas décadas, o interesse pelo desenvolvimento integral da criança tem crescido em todo o mundo como resultado do aumento constante da sobrevivência infantil na maior parte dos países, e do reconhecimento de que a prevenção de problemas ou de patol
File Primeira Infância e os Desafios do Milênio, sob o Olhar do Pediatra - José Martins Filho
Os conhecimentos em pediatria evoluem com uma rapidez tão grande quanto o crescimento de nossas crianças.
File Desenvolvimento Infantil Pleno: Igualdade, Equidade e Oportunidade no Brincar - Dafne Herrero
A abordagem ecológica baseia-se na relação entre as capacidades da criança e o seu envolvimento ambiental. As capacidades são escolhidas em função da importância social e é dada permanente ênfase ao ambiente.
File A Responsabilidade dos Pais durante o Processo de Divórcio - Ana Valéria Silva Gonçalves
Ao longo de 10 anos de atendimento em mediação de família, observei que a relação entre ex-marido e ex-mulher, no divórcio, causava efeitos sobre os filhos, independentemente da idade, decorrentes da nova realidade conjugal, com reações que se apresentavam benéficas ou prejudiciais dependendo de como os pais conduziam esse processo.
File Brincar é para a vida toda! - Marilena Flores
A maneira como uma criança brinca ou desenha, reflete sua forma de pensar e sentir. Brincar é uma das atividades essenciais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia, já afirmava o psicólogo Winnicott.
File Crianças e juventudes indígenas no Brasil: O direito à convivência familiar e comunitária em perspectiva antropológica - Cristhian Teófilo da Silva - 2016
Esta comunicação abordará o tema das crianças e juventudes indígenas no Brasil a partir da violação do seu direito à convivência familiar e comunitária.