Vanessa Grazziotin prestigia posse da presidente Dilma Rousseff

01/01/2015 08h55

A Procuradora da Mulher do Senado festejou em 1º de janeiro a presença na Esplanada dos Ministérios de cerca de 50 mil pessoas vindas de todos os estados do Brasil com uma saudação de boas vindas a 2015.

Ela enfatizou que o ânimo nesse momento é saber que as mulheres, assim como no primeiro mandato, estarão ao lado da presidente nos próximos quatro anos em favor da ampliação das políticas sociais, entre elas o Brasil Sem Miséria, o Bolsa Família, o Minha Casa Minha Vida, o Rede Cegonha, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o Ciência Sem Fronteiras e o Mais Médicos.

As comemorações aconteceram durante todo o dia e contaram com show da sambista Alcione no início da tarde e desfile da presidente em carro aberto pelo Eixo Monumental desde a Catedral de Brasília até o Palácio do Congresso Nacional, onde, por volta de 15h, Dilma Roussef e o vice-presidente Michel Temer foram empossados formalmente pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, na presença de parlamentares e chefes de Estado.

 

Em seguida, a presidente se dirigiu ao Palácio do Planalto para falar diretamente ao público que lotou a Praça dos Três Poderes.  Dilma reafirmou o compromisso com os programas sociais: “Hoje, depois de 12 anos de governo popular e de grandes transformações, o povo brasileiro tem o direito de dizer, como uma orientação para o meu novo mandato: nenhum direito a menos, nenhum passo atrás, só mais direitos. Esse é o juramento que faço nessa praça”, enfatizou.

Ela foi aplaudida com entusiasmo por milhares de pessoas portando bandeiras do Brasil, de entidades dos movimentos sociais e de partidos políticos em apoio ao lema “Brasil, Pátria Educadora”, que enfatiza a educação como prioridade para formação da prática cidadã e o sentimento republicano das novas gerações.

Logo após, foi a vez de empossar os 39 ministros de Estado no Salão Nobre para em seguida encerrar o dia de solenidades com um jantar oferecido no Palácio do Itamaraty para as delegações estrangeiras. Estiveram presentes 13 presidentes, entre eles José Mujica e Tabaré Vasques (Uruguai), Michelle Bachelet (Chile), Horácio Cartes (Paraguai), Nicolás Maduro (Venezuela), Luiz Guilhermo Solís (Costa Rica), Stefan Lofven (Suécia), Abdelilah Benkirano (Marrocos), entre outros. Também compareceram 14 vice-presidentes, entre os quais Joe Biden (EUA), Li Yuanchao (China), Alexander Torshin (Rússia) e Marisol Espinoza (Colômbia).