A bancada feminina definiu que a Reforma política é prioridade em 2015

12/02/2015 14h55

A bancada feminina do Senado já elegeu o tema prioritário para as ações de gênero na Casa em 2015: a reforma política. O posicionamento foi definido nesta quarta-feira (11), durante café da manhã que reuniu 11 das 13 senadoras. Na ocasião, também foi aprovada a pauta de atividades para março, quando se celebra o Dia Internacional da Mulher (8).

Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado

— Entendemos a reforma [política] com um passaporte para mudar a realidade. Um Parlamento que se mantém há décadas com um percentual de participação feminina de somente 10% não pode ser considerado algo democrático e inclusivo — avaliou a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB–AM), que deverá ser reconduzida ao comando da Procuradoria Especial da Mulher do Senado.

A meta traçada pelas senadoras — de 25% a 30% — ultrapassa o dobro da atual participação feminina na política. No Senado, hoje, são 13 senadoras no total de 81 cadeiras (16%). Na Câmara, no entanto, são 51 deputadas, ou 10% dos 513 membros.

Segundo adiantou Vanessa, a melhor estratégia para ampliar o percentual é o sistema de votação em lista, com alternância de gênero.

— É o que praticam países que têm participação feminina na política de 25% a quase 50% — observou a senadora pelo Amazonas.

A bancada feminina já tem uma alternativa se a proposta não gerar consenso: tentar encaixar a ampliação da presença da mulher no Parlamento dentro do sistema de voto “distritão” (que elege os candidatos que alcançarem maior votação em cada estado).

— Vamos trabalhar com a Consultoria para ver, a cada quantos eleitos, como seria possível uma participação de gênero diferenciada — comentou Vanessa.

Mês da mulher

Quanto às atividades programadas para março, Vanessa destacou a instalação, no dia 3, da Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher.

— Esta foi uma proposição fruto da Comissão Parlamentar Mista [CPMI] da Violência contra a Mulher e terá um papel fundamental no desenvolvimento de ações de combate à violência contra a mulher.

A programação inclui ainda duas exposições; recepção a embaixadoras em missão no Brasil; e uma audiência pública sobre a reforma política Inclusiva. O ponto alto da programação será a sessão especial do Dia Internacional da Mulher e a entrega do Prêmio Bertha Lutz, marcada para o dia 11, às 11h, no Plenário do Senado.

Fonte: Agência Senado