Ferramentas Pessoais
Acessar

Notícias

Image bebeepapaibanheirinha.jpg
Decreto amplia licença-paternidade no serviço público para 20 dias
Senadoras participam da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres
A luta por mais direitos e espaços na política brasileira é uma das pautas da 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que começou no dia 10/5 e acontece até o dia 12/5 em Brasília.
Distribuição gratuita de repelente contra Aedes para grávidas, foi aprovado hoje na CAS
O projeto (PLS 72/2016) da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) que obriga o governo a oferecer às gestantes, de graça, repelente com eficácia comprovada contra o mosquito Aedes aegypti foi aprovado hoje, 18/5, na Comissão de Assuntos Sociais.
Vanessa quer aumentar pena para crime de estupro coletivo
Os casos de estupros coletivos podem ter pena ampliada em um terço. É o que prevê projeto apresentado pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Se for aprovado, o projeto (PLS 618/2015) poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados. Ouça a matéria de Cinthia Bispo, da Rádio Senado, para entender melhor a proposta.
Bancada feminina manifesta-se contra a violência sexual
Senadoras e deputadas promoveram ruidoso ato de repúdio aos estupros coletivos na tarde desta terça-feira, 31/5, nos plenários do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.
CCJ aprova proibição de algemas nas presas em trabalho de parto
Por unanimidade, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou em decisão terminativa, nesta quarta-feira (1º), projeto de lei (PLS 75/2012) que proíbe a colocação de algemas em presas durante o trabalho de parto.
Image FACSMILEMARIECLAIRE.jpg
Image facsmilemarieclaire.jpg
Marie Claire Brasil publica entrevista com representantes mulheres do Congresso Nacional
Revista Marie Claire Brasil publica, na edição de maio, entrevista intitulada "Elas representam você" em que conversa com a senadora Vanessa Grazziotin(PCdoB-AM) procuradora da Mulher do Senado e Deputada Dâmina Pereira, coordenadora da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados.
Correio Braziliense entrevista representante da Onu Mulheres no Brasil
Proibição de algemas nas presas em trabalho de parto deve seguir para a Câmara
Deverá seguir para a Câmara dos Deputados proposta que proíbe uso de algemas em presas durante o trabalho de parto. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou em turno suplementar e em decisão terminativa, nesta quarta-feira (8), o Projeto de Lei do Senado (PLS) 75/2012.
Image 1606092002.JPG
Procuradora da Mulher recebe embaixadora da Mongólia
Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), recebeu a embaixadora Sosormaa Chuluunbaatar em seu gabinete na manhã desta quinta-feira, 9/6.
Pauta Feminina: Conflitos da gravidez na adolescência
Com mediação da deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) e participação da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o encontro com especialistas debateu a realidade de meninas que engravidam com idades entre 11 e 17 anos e enfrentam adversidades do ponto de vista da saúde física, emocional e mental e ainda encaram consequências de insegurança no ambiente familiar, educacional e de formação profissional.
Estupros são decorrência de misoginia e machismo, dizem palestrantes
Só haverá redução dos casos de estupro no país quando diminuir a objetificação sexual das mulheres, a ideia de que elas estão ao dispor do homem — dentro da chamada “cultura de estupro”. E isso não depende apenas da aprovação de leis, mas sim de um enfrentamento cultural e educacional contra a misoginia e o machismo. Esse foi o teor do debate da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) sobre o tema, realizado nesta segunda-feira (13).
Senado aprova PEC que garante amparo à mulher vítima de violência
Por 63 votos, o Plenário aprovou nesta quarta-feira (15), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 43/2012, que acrescenta, aos objetivos da assistência social, o amparo à mulher vítima de violência.
Parlamentares debatem alterações na Lei Maria da Penha em audiência Pública
A discussão do PLC 07/2016 movimentou a Comissão de Constituição (CCJ) e Justiça na manhã do dia 21 de junho.
O Instituto DataSenado pergunta, a sociedade responde!
Em apenas três minutos você testa seu conhecimento e contribui com sua opinião cidadã sobre violência contra as mulheres e crimes de estupro.
Nota de solidariedade à atriz, modelo e empresária Luiza Brunet
https://www12.senado.leg.br/institucional/procuradoria/destaques/nota-de-solidariedade-a-atriz-modelo-e-empresaria-luiza-brunet
Comissão discute a violência praticada contra a mulher do campo
A Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher promove audiência pública interativa na terça-feira (5) para debater as agressões sofridas pela mulher do campo. O debate tem início às 14h30, na sala 9 da Ala Alexandre Costa.
Combate à Violência contra a mulher no campo e floresta ainda é desafio
Aconteceu hoje, 5/7, na Comissão Permanente Mista de Combate à Violência contra a Mulher (CMCVM), audiência pública para discutir situação da Violência Contra a Mulher no Campo e na Floresta.
Seminário Internacional discute políticas públicas para a Primeira Infância
Com apoio da Procuradoria Especial da Mulher, o encontro reúne parlamentares, especialistas e convidados estrangeiros, que deverão debater, nos dias 4, 5 e 6 de julho, iniciativas do Marco Legal da Primeira Infância com base na vigência da lei 13.257/2016.
Image 16070533.JPG
Image preview.jpg
Bancada feminina do Senado destaca prioridades para o segundo semestre
Conheça as principais propostas aprovadas no Senado sobre os direitos da mulher
Veja a edição de agosto do jornal Senado Mulher.
http://bit.ly/2azMUs0
Data Senado divulga enquete sobre violência contra mulheres
Mais da metade dos internautas (61%) têm a percepção de que a violência contra a mulher aumentou nos últimos 12 meses. A maioria (61%) também revela conhecer alguém que tenha sido vítima desse tipo de violência.
Mais Mulheres na Política chega a Tabatinga
Sétima cidade mais populosa do estado do Amazonas, Tabatinga sediou nesta quinta-feira, 28 de julho, o 21º lançamento da campanha Mais Mulheres na Política.
Microrregião de Alto Solimões abraça Mais Mulheres na Política
Nesta sexta-feira, 29 de junho, a procuradora da Mulher no Senado, Vanessa Grazziotin, lançou a campanha Mais Mulheres na Política nos municípios de Atalaia do Norte e Benjamin Constant, situados no sudoeste amazonense.
Notícia sobre Marco Feliciano gera pedido de investigação
Procuradoria pede providências sobre estupro em Pernambuco
Rafaela Silva conquista primeiro ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos
Nesta segunda-feira, 8 de agosto, a judoca negra Rafaela Silva, de 24 anos, nascida na Cidade de Deus, conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil, em luta contra a atleta da Mongólia Sumiya Dorjsuren.
Congresso é iluminado com a cor laranja para comemorar dez anos da Lei Maria da Penha
Aplicação da Lei Maria da Penha pelo poder público é debatida no 'Pauta Feminina'
Portal com dados sobre violência contra a mulher será lançado na quarta
Em sessão solene, Maria da Penha é sugerida para Prêmio Nobel
Com iniciativa da bancada feminina do Congresso Nacional e da procuradora da Mulher do Senado, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), os 10 anos da Lei de proteção à mulher em situação de violência (Lei 11.340, sancionada em 7 de abril de 2006), foram celebrados na manhã do dia 17/8, no Plenário do Senado durante sessão solene do Congresso Nacional.
Image imgNoticiaUpload1471460909426.jpg
Projetos aprovados na CDH beneficiam mulheres
Decisão terminativa sobre direito à amamentação em público, à companhia de filhos na frequência a estabelecimento de ensino e a cota mínima em atividades-fim de empresas será tomada em três outras comissões
Leia a edição de setembro do Jornal Senado Mulher
Concurso de Vídeo pelo Celular 1 minuto Contra a Violência
A intenção é refletir sobre o tema “Mulher e a superação da violência” e as produções servirão como instrumento pedagógico a partir de exemplos de mulheres que possam encorajar o rompimento do ciclo de violência.
Nota de solidariedade
Primeiro ouro feminino veio da porta-bandeira
Atleta, Ministra e Reitora recebem Voto de Aplausos
A Procuradoria Especial da Mulher do Senado encaminhou Votos de Congratulações e Aplausos para homenagear a atleta paraolímpica Shirlene Coelho, a ministra Laurita Vaz e a professora Márcia Abrahão.
Debatedoras apontam persistência do ‘Direito das exclusões’ no Brasil
Debate identifica obstáculos para combate à violência contra a mulher
Número de mulheres candidatas diminui em relação a 2012
As mulheres representam 31,60% do total de candidatos nas eleições municipais deste ano. Apesar de ter ultrapassado o patamar mínimo de 30% estabelecido pela Lei das Eleições, o índice é menor que o registrado em 2012, quando 32,79% dos candidatos eram mulheres.
Oficina "Saúde da Mulher: autonomia no corpo e na vida"
Congresso será iluminado na terça para a campanha Outubro Rosa
Acesse a edição de outubro do Jornal Senado Mulher
Cerimônia inicia campanha Outubro Rosa contra o câncer de mama
Em 2016, iniciativa completa dez anos de promoção do diagnóstico precoce no Brasil
Machismo leva o Brasil ao topo do ranking dos países com mais casamentos de adolescentes
O Brasil é o 17º país do mundo e o 3º da América Latina, atrás de Nicarágua e República Dominicana, no ranking de casamentos de meninas com até 18 anos de idade. Levadas pela pobreza, para fugir da violência física e sexual ou por pressão dos pais, da comunidade e da igreja, elas aceitam esse destino geralmente pouco depois da iniciação sexual.
O dia em que Mônica cumprimentou a Procuradoria Especial da Mulher
Nesta 3ª feira, Dia Internacional das Meninas, a Procuradoria Especial da Mulher divulga um cumprimento especial, dirigido à senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) pela promoção da audiência pública “O empoderamento das meninas”, realizada em parceria com a Comissão dos Direitos Humanos, no último dia 6 de outubro.
Oficina “Saúde da Mulher” incentiva autonomia no corpo e na vida
Filme e debate sobre sufragistas atraem mais servidoras que servidores
Pessoas com deficiência têm dificuldade no acesso a exames de mama
Como parte da programação do Outubro Rosa, a Procuradoria da Mulher do Senado promoveu, nesta quinta-feira (20), um seminário sobre o câncer de mama e o acesso à realização de exames. A falta de vagas e de preparo para atender mulheres com deficiência na rede pública foram as principais reclamações.
Vanessa quer incluir debate sobre participação da mulher na reforma política
Comissão aprova distribuição gratuita de repelentes a gestantes
Vanessa lamenta baixo número de mulheres nas eleições municipais
Mesa redonda aborda Diversidade Racial no Serviço Público
Procuradoria da Mulher do Senado divulga seminário internacional
Comissão especial aprova PEC de cotas para mulheres no Legislativo
Filha de Maurício de Sousa, executiva participará de seminário do Senado
Programa Pró-Equidade debate diversidade racial no serviço público
Desigualdades de gênero e raça nas eleições são temas do Pauta Feminina
Procuradoria da Mulher discute participação feminina na política
16 Dias de Ativismo mobilizam Congresso
CCJ aprova projeto para conceder direitos às mães advogadas
Ministério da Saúde quer ampliar rede de serviços à mulher vítima de violência
Sarah Abrahão, primeira mulher secretária-geral da Mesa, lança biografia na Biblioteca
Seminário propõe pauta de interesse das mulheres ao Congresso Nacional em 2017
Ministério da Saúde quer ampliar rede de serviços à mulher vítima de violência
Seminário Mulheres no Poder abre com troca de experiências sobre combate ao feminícidio
Sub-representação feminina no Legislativo é criticada em seminário
Moção de repúdio à agressão em Três Corações
Mulheres reivindicam ações afirmativas no setor privado
Procuradora da Mulher repudia tentativa de feminicídio
Nota de Solidariedade
CRE analisa projeto que dá às mulheres direito de opção ao serviço militar
Mulheres com deficiência são mais vulneráveis à violência doméstica
O tema foi discutido dia 8 de dezembro, em audiência pública que as comissões de Defesa dos Direitos da Mulher e de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência realizaram na 37ª edição da Pauta Feminina, atividade mensal apoiada pelas procuradorias da Mulher do Senado e da Câmara.
Vanessa Grazziotin apoia Giselle Itié, abusada na adolescência
Procuradoria recebe Moção de Parabenização por seminário
Por requerimento da deputada Alessandra Campêlo (PMDB-AM), a Assembleia Legislativa do Amazonas encaminhou Moção de Parabenização à senadora Vanessa Graziottin, procuradora Especial da Mulher do Senado, pela realização do Seminário Mulheres no Poder: Diálogos sobre Empoderamento Político, Econômico e Social e Enfrentamento à Violência.
Senadora repudia indulto a explorador sexual condenado
“Como mãe, mulher, cidadã e Senadora, repudio a decisão! A Procuradoria da Mulher irá tomar todas as medidas possíveis para que casos como esse não voltem a se repetir”, disse a senadora Vanessa Grazziotin, no Facebook, ao repudiar a extinção da pena de Adail Pinherio, condenado por crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes quando ainda era prefeito da cidade de Coari (AM).
Proposta aumenta pena para casos de estupro coletivo
Image 20170208PHOTO00000010.jpg
Image copy_of_20170208PHOTO00000010.jpg
Audiência Pública unifica mulheres contra a Reforma da Previdência
"As mulheres serão protagonistas na luta contra a retirada de direitos". Essa foi a palavra de ordem da Adiência Pública "Parlamentares contra a Reforma da Previdência" ocorrida na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (8), que contou com a participação de senadoras, deputadas e membros de entidades dos movimentos sociais.
Image IMG_5883.JPG
Image copy_of_IMG_5883.JPG
Observatório da Mulher contra a Violência – OMV - lança Panorama da Violência contra as Mulheres
O OMV elaborou uma compilação inédita de indicadores nacionais e estaduais sobre a violência contra as mulheres. A partir da reunião e análise de distintos indicadores, o Observatório disponibilizou em sua página o Panorama da Violência contra as Mulheres no Brasil e em suas unidades federativas[1].
Feminicídio é fenômeno político, não apenas de gênero, dizem palestrantes
Luiza Trajano fará palestra no Senado sobre empreendedorismo feminino e equidade
Calendário Março Mulheres - Congresso Nacional
Vanessa Grazziotin critica idade mínima igual para homens e mulheres
Luiza Trajano defende combate à desigualdade entre homens e mulheres no trabalho
Senado aprova criação da Semana pela Não Violência contra a Mulher
Procuradoria e Observatório da Mulher no Senado se complementam na luta pelo empoderamento da mulher
Sessão pelo Dia da Mulher teve entrega do Diploma Bertha Lutz e protestos
Há 20 anos Senado liberava uso de calça comprida para mulheres no Plenário