Senado aprova projeto que inclui informações na ficha de catalogação de obras estrangeiras

O PL 2.123/2019 determina que a ficha de catalogação informe, quando possível, a língua original em que a obra foi escrita e o ano de publicação da primeira edição também na língua de origem.
18/09/2024 09h55

Brasília - O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), conduziu, nesta terça-feira (17), sessão na qual foi aprovado projeto de lei que prevê alteração na Política Nacional do Livro (Lei 10.753, de 2003) para incluir especificações a respeito da ficha de catalogação de obras estrangeiras traduzidas. O PL 2.123/2019 determina que a ficha de catalogação informe, quando possível, a língua original em que a obra foi escrita e o ano de publicação da primeira edição também na língua de origem.

A ficha catalográfica contém as informações bibliográficas necessárias para identificar e localizar um livro ou outro documento no acervo de uma biblioteca. Geralmente, está impressa nas primeiras páginas da publicação. De autoria da Câmara dos Deputados, a matéria recebeu parecer favorável do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) com alterações. O texto retorna para análise dos deputados.

Piauí

O Plenário aprovou o projeto de resolução do Senado que autoriza a contratação de crédito externo do Governo do Piauí com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Os recursos serão destinados para o "Projeto Piauí: Pilares de Crescimento e Inclusão Social II”. A matéria segue à promulgação.