Guia de Estilo do Portal do Congresso Nacional

Este guia tem por objetivo definir a padronização e oferecer modelos para a criação, reformulação e atualização de páginas e eventuais hotsites do Portal do Congresso Nacional. A publicação e aplicabilidade do Guia são normatizadas pela Instrução Normativa da Diretoria-Geral n° 1/2021.

As diretrizes deste guia foram referendadas pelo Comitê Gestor do Site do Senado e se destinam às áreas desenvolvedoras de páginas relacionadas ao portal do Congresso Nacional, assim como às áreas provedoras de conteúdo. Desse modo, deverão ser observadas tanto pelo corpo técnico do Congresso como também por fornecedores externos que venham a produzir páginas, aplicativos e sistemas.

Este guia traz diretrizes específicas para o desenho e atualização das páginas, sem se ocupar de questões relativas à codificação.

O documento se soma a outros manuais que definem a identidade institucional do Congresso Nacional e se relaciona, principalmente, ao Guia de Estilo do Portal do Senado Federal, ao  Manual de Identidade Visual do Senado Federal e ao Manual de Comunicação da Secom do Senado Federal.

No Senado, as coordenações de Soluções de Tecnologia da Informação Corporativa (Costic), do Prodasen, e de Tecnologia da Informação (Coti), da Secom, são as áreas responsáveis pela manutenção e atualização deste guia. Dúvidas e casos omissos podem ser reportados por meio do endereço guiadeestilo@senado.leg.br.

Preciso publicar uma página no site do Congresso. Como devo fazer?

Atualmente, as únicas unidades autorizadas a publicar páginas no portal do Congresso Nacional são as coordenações de Soluções de Tecnologia da Informação Corporativa (Costic), do Prodasen, e de Tecnologia da Informação (Coti), da Secom, que o fazem após deliberação do Comitê Gestor do Site do Senado.

Assim, se a sua unidade precisa publicar qualquer conteúdo no portal do Congresso, deverá fazer contato com a secretaria do Comitê Gestor, por meio do endereço sec.comitesitesenado@senado.leg.br para encaminhar a demanda.

Vale ressaltar que o desenho e a atualização das páginas dos portais devem sempre seguir as orientações constantes neste guia e observar uma arquitetura de informação que facilite navegação para os usuários, em vez de buscar reproduzir a estrutura administrativa do Congresso Nacional.