Seleção de Estagiários durante a Pandemia da COVID-19 (Candidato)

Se você foi convocado para participar do processo seletivo, parabéns! Seguem abaixo algumas informações importantes para você.

No Senado Federal, cada unidade administrativa realiza o seu processo seletivo conforme a necessidade de reposição de estagiários.

O processo é conduzido por, no mínimo, dois servidores do Senado Federal, efetivos ou comissionados, com os quais você provavelmente trabalhará, se for contratado.

O setor que responde pela operacionalização dos processos seletivos é o Serviço de Gestão de Estágios (SGEST), cujos contatos estão no final desta página.

Saiba mais sobre o Programa de Estágio do Senado Federal, requisitos e benefícios concedidos aos estagiários, clicando aqui e aqui.

Agora que você recebeu o e-mail convocatório, você precisa:

  • Lê-lo bem e seguir as instruções contidas no e-mail;
  • Ler esta página até o final; ela contém informações complementares ao e-mail que você recebeu;
  • Responder ao e-mail até o último dia informado, quer você queira participar do processo seletivo, quer não.

Se você não responder seu e-mail no prazo informado, seu cadastro será excluído da fila, por desinteresse ou por não atualização dos dados de contato.

Você está sendo convidado para um processo seletivo remoto via internet. E, uma vez contratado, provavelmente vai receber treinamento e trabalhar a distância. Caso você não deseje ou não possa participar do processo seletivo virtual nestas condições, informe isso na sua resposta. Excepcionalmente, você não perderá lugar na fila, mas será convocado novamente apenas quando houver processo seletivo presencial, ou quando forem interrompidas as medidas de prevenção e combate à COVID-19 no Senado.

Se você deseja participar deste processo seletivo encaminhe, junto com a sua resposta, os seguintes documentos:

  • Documento oficial de identidade com foto (obrigatório);
  • Comprovante de regularidade de matrícula na Instituição de Ensino Superior (obrigatório);
  • Curriculum Vitae (opcional);
  • Até 3 (três) cartas de recomendação de professores ou pessoas com quem tenha trabalhado diretamente (opcional).

Caso você tenha algum tipo de necessidade especial para participar do processo seletivo, informe em sua resposta.

Vídeos pré-gravados

Se no e-mail que você recebeu houver a orientação para que você grave um vídeo, ele é uma etapa importante da seleção. Atenha-se ao conteúdo solicitado e respeite o tempo de duração máxima.

O vídeo será assistido pelos servidores responsáveis pela seleção, e poderá ser compartilhado com outros setores possivelmente interessados na sua contratação.

Você não deve enviar o vídeo para o Senado. Vai subi-lo em uma rede social ou em uma plataforma de compartilhamento de vídeos ou arquivos, e vai enviar o link do vídeo para o e-mail do SGEST até o final do prazo marcado. Exemplo de sites em que você pode subir o seu vídeo: You Tube, Facebook, Twitter, Instagram, Tik Tok, Loom, Microsoft Stream, Google Drive, One Drive, etc.

Lembre-se de testar o link antes de enviá-lo ao Senado. Caso os examinadores não consigam abri-lo você poderá ser desclassificado.

Os examinadores podem também decidir não assistir aos vídeos que extrapolem a duração máxima solicitada.

Etapas síncronas ("on line")

As etapas síncronas ("on line") de seleção serão realizadas por meio do aplicativo Microsoft Teams®. Clique aqui para baixá-lo no seu dispositivo, se desejar. Porém, não é necessário instalar o aplicativo, pois ele pode ser acessado também pelo navegador da web. Os links para os eventos relacionados à seleção serão enviados para o seu e-mail com antecedência.

Poderá ser aplicada uma prova virtual. Você e todos os outros candidatos que concorrem à vaga farão a prova ao mesmo tempo, por meio de formulário on line. O link da prova será enviado com antecedência.

Também há a possibilidade de você participar de uma entrevista virtual com 2 servidores do Senado. Neste caso, você será informado do horário reservado para todas as entrevistas e deverá ficar de prontidão aguardando sua vez durante esse período.

Ausência do processo

Caso você confirme a presença e não compareça a uma das etapas, você perderá o seu lugar e voltará para o final da fila. São consideradas ausências:

  • O não envio do link do vídeo no prazo marcado;
  • O envio de link "quebrado";
  • a ausência de acesso ao formulário da prova virtual,
  • o não atendimento ao chamado para entrevista durante o período determinado.

Não serão consideradas ausências:

  • O envio do link correto após ter enviado um link quebrado, até um dia depois do fim do prazo, desde que o link original tenha sido enviado dentro do prazo;

Neste caso o envio de link quebrado será desconsiderado e será aceito o link que funciona.

  • O abandono da prova virtual por problemas persistentes de conexão;

Neste caso sua participação será cancelada e você será chamado para o próximo processo seletivo que abrir para sua área e turno.

  • A interrupção da entrevista sem possibilidade de retorno, devido a problema de conexão.

Neste caso, os examinadores podem dar-se por satisfeitos ou remarcar nova data para continuar a entrevista, caso julguem necessário.

Ainda está com dúvidas ou precisa de outras informações? Entre em contato com  o Serviço de Gestão de Estágios do Senado pelo e-mail sgest@senado.leg.br, ou pelos telefones (61) 3303-7139 / 7140 / 4665 / 5823 / 3107.

 

Saiba mais:

Como participar do programa de estágio do Senado Federal

Características do programa de estágio do Senado Federal