Curso de Especialização em Orçamento Público 2021

A Escola de Governo Interlegis/Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal (Interlegis/ILB/SF) está oferecendo no primeiro semestre de 2021 a segunda edição do Curso de Especialização em Orçamento Público 2021. Trata-se de um curso de pós-graduação lato sensu de 360 horas/aula, além de 60 h/a para elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). Os certificados serão impressos e entregues pelo ILB.
09/04/2021 15:45
Curso de Especialização em Orçamento Público 2021

Curso de Especialização em Orçamento Público 2021

ILB promove abertura de seleção de colaboradores para Orientadores de TCC

 

O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) expediu na terça-feira (26/10) duas circulares, uma para alunos e outra para candidatos ao encargo, com a abertura da seleção para encargo de Orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Podem participar da seleção tanto servidores ativos ou inativos do Senado Federal quanto de órgãos parceiros, professores de universidades federais ou mesmo autoridades públicas, desde que atendam aos requisitos Anexo I acadêmicos e profissionais para assumir os encargos.

A seleção inclui os cursos de Especialização em Orçamento Público (OP) e em Poder Legislativo e Direito Parlamentar (PLDP). O primeiro está transcorrendo desde abril último, enquanto o segundo tem previsão de início em 26 de novembro.

Em ambos os casos, a conclusão se dará no final do próximo ano, e por isso já está sendo iniciada a seleção dos colaboradores que ajudarão os alunos a elaborarem o TCC.

“Os orientadores desempenham um papel fundamental para o sucesso da especialização e da pesquisa discente. Nossa ideia é agregar mais colaboradores ao corpo docente já escalado para lecionar as disciplinas, aproveitando a ampla experiência que servidores ativos e inativos do Senado, em particular, têm nas temáticas abordadas pelo curso”, afirmou o diretor-executivo do ILB, Leonardo Barbosa.

Mediante mudanças ocorridas recentemente na seleção de colaboradores educacionais, através da Instrução Normativa nº 01/2021-ILB, o aluno terá mais autonomia e liberdade para escolher o orientador que melhor lhe atenda.

Por outro lado, foi ampliada a possibilidade de participação de colaboradores de outros órgãos, de autoridades, e de instituições de ensino superior federal, o que permitirá maior amplitude e profundidade na abordagem dos temas elencados para TCC.

Informações

Todo e qualquer documento ou requerimento do candidato ao encargo deve ser tramitado para o Serviço de Secretariado Acadêmico (SESEA/ILB) por meio do Sistema de Gestão documental - SIGAD (para servidores do SF, com espécie/formato circular, classificação arquivística 56.06.02.89 - Processo seletivo de colaborador), ou e-mail, no caso de servidores de órgãos parceiros, sesea@senado.leg.br.

Para esclarecimentos adicionais, telefone 3303-4701, no horário comercial.

Links para documentos e anexos

Acesse na íntegra o texto da Circular nº 01/2021-ILB – para alunos

Acesse na íntegra o texto da Circular nº 02/2021-ILB – para candidatos a orientador de TCC

Anexo I - Instrução Normativa Nº 01/2021-ILB - Seleção de Colaboradores Educacionais

Anexo II - Abertura de processo seletivo para Orientador de TCC do curso de Especialização em Orçamento Público

Anexo - Requerimento de Orientador

Anexo - Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Orçamento Público 2021

Anexo – Cronograma da seleção de Orientador de TCC

Anexo – Termo de compromisso do Orientador de TCC

Anexo – Termo de compromisso do Orientador de TCC voluntário

Anexo – Declaração de não impedimento

 

ILB lança Especialização em Orçamento Público

 

A Escola de Governo Interlegis/Instituto Legislativo Brasileiro do Senado Federal (Interlegis/ILB/SF) está oferecendo no primeiro semestre de 2021 a segunda edição do Curso de Especialização em Orçamento Público 2021.

Trata-se de um curso de pós-graduação lato sensu de 360 horas/aula, além de 60 h/a para elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). Os certificados serão impressos e entregues pelo ILB.

A realização é do Interlegis/ILB, com apoio das Escolas de Governo dos órgãos parceiros: Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (CEFOR/CD); Instituto Serzedello Corrêa, do Tribunal de Contas da União (TCU), Escola do Legislativo da Câmara Legislativa do Distrito Federal (Elegis/CLDF) e Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa (ESG/MD).

São ofertadas 50 vagas para servidores efetivos e comissionados do Senado Federal e de órgãos parceiros. São 16 vagas para SF, 10 para CD, 10 para TCU, 10 para CLDF e 4 para MD.

 

ATUALIZAÇÃO DE CALENDÁRIO PARA PÓS-GRADUAÇÃO EM ORÇAMENTO PÚBLICO 2021

calendário do curso de Orçamento 2021_V_31.05.21

Abaixo, clique nos links para acessar o edital de discentes (com projeto pedagógico e Regulamento da Pós-Graduação do ILB) e formulários de matrícula, inscrição, cessão de uso de imagem e desistência do curso.

Edital Discentes Orçamento Publico_COMPLETO_BASF 7649_29.12.2020

Errata no. 01_ 2021_OP_edital discentes OP 21_Bap7689_Seçao 2_pg.3_28.01.21

Errata no. 02_2021_OP 21_prorrogacao prazo inscricoes_Bap 7732_Seção 1_pag. 6_02.03.21

Matricula_CURSO DE ORÇAMENTO PÚBLICO 2021 ILB

ANEXO VI_FICHA DE MATRÍCULA

ANEXO IX_TERMO DE AUTORIZAÇÃO_SIGAD 56.06.02.63

ANEXO VIII_TERMO DE COMPROMISSO_56.06.02.63

REQUERIMENTO DE DESISTÊNCIA DE CURSO