Ferramentas Pessoais
Acessar

Sobre o ILB

 

O Instituto Legislativo Brasileiro é um órgão do Senado Federal, fundado em 1997, com a missão de formar, treinar, capacitar recursos humanos e aperfeiçoar a formação dos profissionais do Legislativo.

O ILB executa a política de capacitação do Senado Federal e o Programa de Integração e Modernização do Poder Legislativo (Interlegis), também criado em 1997. Em 2013, o ILB ganhou o status de Escola de Governo do Senado Federal passando a integrar a rede de 20 escolas de governo do país e a ampliar sua atuação.

O ILB oferece educação corporativa para os servidores da Casa com cursos de curta duração, presenciais e on-line, além de pós-graduação. Todos com certificado. Os cursos de pós-graduação se estendem a servidores da Câmara dos Deputados, do Tribunal de Contas da União, da Câmara Distrital e de outros órgãos conveniados.

Os cursos on-line também são abertos e gratuitos para cidadãos de todo país e se referem a várias áreas do conhecimento, como Ciência Política, Direito, Administração Pública, Gestão de Pessoas, Comunicação, e Economia.

Missão

Produzir, integrar e disseminar o conhecimento para aprimorar o Legislativo em benefício da sociedade.

 

Visão

Ser uma escola de governo de referência nacional na produção, difusão e articulação de saberes, técnicas e tecnologias para o poder Legislativo nas esferas Federal, Estadual e Municipal.

 

Valores

De acordo com a Carta de Compromissos do Senado Federal¹, que substitui os valores anteriormente apresentados no Mapa Estratégico do Senado Federal 2013-2023, o Instituto Legislativo Brasileiro, assim como toda a Casa Legislativa, assumiu os compromissos com:

¹Esses compromissos estão detalhados no seguinte endereço eletrônico:

https://www12.senado.leg.br/transparencia/gestgov/copy_of_planejamento-estrategico-1/PDF/CartadeCompromissos.pdf

² A Politica de Capacitação e Desenvolvimento dos servidores do Senado Federal integra o Regulamento Administrativo do Senado Federal, na forma de seu anexo IV.

O parlamento;
A Excelência na prestação de serviços públicos;
A qualidade de vida dos colaboradores;
A igualdade;
A livre disseminação das ideias;
A transparência;
A responsabilidade na utilização dos recursos públicos;
A sustentabilidade;
A acessibilidade;
A memória do Senado;
A comunidade;

 

 

A estrutura