Ferramentas Pessoais
Acessar

Biblioteca do Senado usa Saberes para ampliar cooperação na Rede Virtual de Bibliotecas

18/12/2017 13:45

A Coordenação de Biblioteca, por meio do Serviço de Gerência da Rede Virtual de Biblioteca, está usando o YouTube e o Portal Saberes para incrementar a cooperação técnica na Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI). A comunidade da RVBI no Portal Saberes, do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), foi criada pelo Serviço de Ensino a Distância ( SEED).

Esse ambiente permite a interação e compartilhamento das informações da RVBI, composta por 12 bibliotecas de órgãos dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo Federal, além do governo do DF.

O espaço é destinado ao trabalho colaborativo e à troca de experiências entre servidores das bibliotecas cooperantes para atividades técnicas mediadas pela Internet e reúne todo material instrucional para realização das tarefas diárias de cada uma das instituições. A comunidade está organizada em: microlearning, treinamentos, circulares e normas, GT do Vocabulário Controlado Básico ( VCB); GT da Classificação Decimal de Direito ( CDDir); e Aleph.

O canal da RVBI, no YouTube, foi criado para publicar vídeos para capacitação ou divulgação de conteúdo, elaborados pela equipe do Seger. Os vídeos de capacitação - alertas e tutorias - foram criados com a filosofia do microlearning. Conhecido também como "pílulas do conhecimento" ou "´pílulas do aprendizado", o conceito é oferecer conteúdos de aprendizagem formatados em pequenas doses, exigindo menos tempo e menor esforço por parte do usuário. Assim são utilizadas plataformas já inseridas nas rotinas das pessoas como mídias sociais, smartphones. Já os vídeos de divulgação são destinados ao público em geral.