Ferramentas Pessoais
Acessar

Empreendedorismo e Aposentadoria: como empreender num país como o Brasil

22/10/2018 16:55

 

Como empreender num país como Brasil? Quais os cenários, o perfil dos empreendedores, os riscos e as competências necessárias para se abrir um negócio?
Essas perguntas foram respondidas durante a palestra "Empreendedorismo e Aposentadoria" que o empresário e consultor João Solér fez para servidores do Senado Federal. João Solér atua como facilitador  do SEBRAE no programa EMPRETEC e mostrou que empreender exige mudança de comportamento e é uma oportunidade em tempos de crise.
Segundo dados do SEBRAE, as pequenas e microempresas respondem por 52 por cento dos empregos no país e por 27 por cento do PIB brasileiro.
João Solér alertou que é preciso fazer um dever de casa antes de decidir abrir um negócio. Pesquisar, buscar informações, gerenciar riscos, monitorar os resultados para manter a inovação constante, estabelecer metas. Motivação é o que leva as pessoas a empreender, mas o fundamental é mudar o comportamento para desenvolver novas competências e atitudes num mundo em que a tecnologia e as mudanças caminham numa velocidade surpreendente. Ele cita alguns exemplos. “Hoje você precisa de banco? Não. Você precisa de um sistema financeiro que funcione bem no celular. E os bancos estão virando espaço de coworking, ou seja, de trabalho colaborativo, ilustra João Solér.
Segundo o analista de sistemas que migrou para área de psicologia e se tornou consultor de médias e grandes empresas para o alcance de objetivos e metas organizacionais, é importante desenvolver novos negócios que fujam ao modelo tradicional. “O setor de serviço tem uma margem de lucro maior do que de vendas e produtos e não tem nota promissória”.
João Solér apontou os cursos a distância do Sebrae com pilares sobre empreendedorismo como um bom caminho para quem quer começar e pretende ter o próprio negócio.
A palestra foi o quinto encontro do Programa de Reflexão da Aposentadoria que o ILB e o Serviço de Gestão de Pessoas do Senado vem promovendo na casa para os seus colaboradores.