11/11/2016
Representantes de Parlamentos de Língua Portuguesa visitam a Secretaria de Transparência

Na quinta-feira, 10, participantes do 1º Encontro de Gestão Estratégica da Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa, organizado pelas Diretorias-Gerais do Senado e da Câmara dos Deputados, visitaram a Secretaria de Transparência para conhecer a estrutura e os serviços do órgão. Responsável pelo Portal da Transparência do Senado, a Secretaria é também integrada pelo Instituto de Pesquisa DataSenado, o Conselho de Transparência e o Observatório da Mulher contra a Violência.

Durante a visita, representantes de Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste assistiram ainda a uma palestra proferida pela diretora adjunta, Liu Pereira, com participação de coordenadores do setor. Na apresentação, os participantes puderam ter um painel da Secretaria, que atua na interlocução da Casa com a sociedade, em favor da transparência plena do Senado.

Assim, conheceram detalhes do conteúdo do Portal da Transparência e da importância do DataSenado, particularmente para a formulação de leis e no acompanhamento de políticas públicas. A Lei do Feminicídio foi citada como um dos temas abordados em pesquisas do DataSenado que, em série histórica desde 2005, registra a persistência da violência contra a mulher. Nas 6 pesquisas sobre o tema, quase 20% das brasileiras apontaram já terem sido alcançadas por alguma forma de violência doméstica e familiar.

Os visitantes também foram informados sobre o funcionamento do Conselho de Transparência, que atua como organismo auxiliar dos processos de transparência da Casa.

Liu apresentou ainda o Observatório da Mulher Contra a Violência, criado neste ano, com o objetivo de congregar informações sobre violência contra mulheres, vindas dos muitos setores públicos e privados – agora parceiros do Observatório –, que atuam pela redução dos índices dessa persistente violência.

– A transparência do Senado é prioridade da Presidência da Casa e tem todos seus setores como participantes ativos desse processo, que é definido como “obra em progresso”. Trabalhamos buscando aperfeiçoamento e modernização permanentes dos serviços da Secretaria. O objetivo do Senado é dar ao cidadão toda e qualquer informação que pretenda sobre atuação dos senadores, servidores e da administração da Casa, resumiu a diretora adjunta, ao fim da apresentação.