Enquete on-line realizada pelo DataSenado mostra que 84% dos respondentes têm conhecimento da distração de crianças e adolescentes por uso do celular em sala de aula.
A Lei nº 15.100 de 13/01/2025, recém-publicada, limita o uso de celulares e tablets em escolas ainda é pouco conhecida por 54% dos respondentes, enquanto 44% dizem a conhecer muito.
Proteger crianças e adolescentes no que se refere à saúde mental, física e psíquica é um dos objetivos da lei. A maioria acredita que o objetivo será atingido totalmente (44%) ou parcialmente (43%). Onze por cento acredita que não atingirá essas metas.
A maioria dos respondentes, 53%, acredita que as escolas possuem estratégias para atingir as melhorias que a lei prevê, mas apenas 15% entendem que essas estratégias são eficazes.
Distúrbios de ansiedade, transtornos alimentares e depressão estão associados ao uso excessivo de tablets e celulares para 86% dos respondentes, cuja concordância foi total ou parcial.
A interação “olho no olho” entre alunos e alunas foi o efeito mais apontado pelos respondentes (68%) com a proibição do uso de tablets e celulares. Já ampliar o analfabetismo digital foi o efeito menos frequente (6%).
Os respondentes, em sua maioria (74%) convivem com 1 ou mais crianças ou adolescentes estudantes do ensino básico.
A enquete ficou disponível no Portal do DataSenado de 12.03 a 02.04 de 2025 e contou com 111 participantes, sendo a maioria composta por pessoas do sexo masculino (57%), da cor branca (56%), abaixo dos 39 anos (63%), com ensino médio completo ou mais (87%), conforme detalhado nos gráficos abaixo.
Os resultados refletem a opinião dos internautas que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira. Os valores percentuais foram arredondados de maneira que a soma dos percentuais de alguns gráficos pode ser diferente de 100%, para mais ou para menos.