Pesquisas

Qualidade da internet banda larga Qualidade da internet banda larga

Pesquisa do DataSenado avalia opinião de cidadãos sobre a qualidade da internet banda larga nas cidades brasileiras com menor acesso à internet e o nível de conhecimento sobre o chamado Programa Nacional da Banda Larga, que leva acesso à internet às regiões mais carentes.

O cidadão e o Senado Federal- dezembro 2014 O cidadão e o Senado Federal- dezembro 2014

Resultados de pesquisa realizada pelo DataSenado semestralmente indicam que, pela primeira vez, corrupção é considerada a maior preocupação dos brasileiros, Em seguida, aparecem a segurança pública e saúde. 67% acreditam que o Senado pode ajudar muito a resolver essas preocupações.

Auxílio Reclusão Auxílio Reclusão

Pesquisa do DataSenado concluiu que 65% dos brasileiros já ouviram falar sobre auxílio-reclusão, enquanto 35% afirmaram não conhecer, nem de ouvir falar, o termo auxílio-reclusão.

Energia no Brasil: alternativas e cenários futuros Energia no Brasil: alternativas e cenários futuros

O DataSenado realiza pesquisa nacional inédita, em parceria com a Universidade de Columbia, dos EUA, que revelou um brasileiro tão consciente e preocupado com o meio ambiente que prefere até a pagar mais na conta de luz para ter energia limpa, como a eólica e a solar, por exemplo.

Brasileiros estão menos otimistas em relação ao futuro Brasileiros estão menos otimistas em relação ao futuro

Resultados de pesquisa semestral, “O cidadão e o Senado Federal”, indicam um brasileiro menos otimista em relação ao futuro, mas confiante no papel do Senado para ajudar suas maiores preocupações. Maioria acredita que a própria condição econômica deve piorar no próximo semestre.

Violência doméstica e familiar contra a mulher Violência doméstica e familiar contra a mulher

A sexta rodada da série histórica sobre violência doméstica e familiar contra a mulher revela que cem por cento das brasileiras sabem da existência da Lei Maria da Penha. Porém, parcela expressiva ainda se sente desrespeitada, e uma em cada cinco já sofreu algum tipo de violência.

Avaliação do Programa Ciência sem Fronteiras Avaliação do Programa Ciência sem Fronteiras

Pesquisa do DataSenado, com bolsistas e ex-bolsistas, avalia o programa em relação a qualidade de ensino das instituições estrangeiras, a possibilidade de transferência de conhecimento adquirido, o processo seletivo e mecanismos de acompanhamento e controle do programa.

Corrupção é a maior preocupação dos brasileiros Corrupção é a maior preocupação dos brasileiros

A última edição da pesquisa “O cidadão e o Senado Federal” constatou que a corrupção, além de maior preocupação dos brasileiros, também registrou aumento em relação ao levantamento anterior. A saúde ficou em segundo lugar, seguida pela segurança pública, que registrou queda.

Brasileiros confiam nas manifestações de rua para melhorar o país Brasileiros confiam nas manifestações de rua para melhorar o país

Pesquisa sobre as manifestações de rua que ocorreram em março de 2016 revela que combate à corrupção e apoio ao impeachment da presidente da República foram os principais motivos que levaram cidadãos às ruas. A maioria acredita que as manifestações ajudam a melhorar o país.

Brasileiro está mais otimista em relação ao futuro Brasileiro está mais otimista em relação ao futuro

Pesquisa semestral do DataSenado revelou que os brasileiros estão menos pessimistas em relação ao futuro. Na pesquisa anterior, 40% avaliaram que sua condição econômica iria piorar nos próximos seis meses. Na mais recente pesquisa, esse índice caiu para 28%.

Paratletas revelam otimismo com a Paralimpíada do Rio Paratletas revelam otimismo com a Paralimpíada do Rio

Pesquisa do DataSenado, realizada com paratletas brasileiros, revela que 95% acreditam que a Paralimpíada no Rio de Janeiro vai incentivar a pratica de esportes das pessoas com deficiência. 62% confiam que o Brasil estará entres os três primeiros no quadro geral de medalhas.

Aumenta número de mulheres que declaram ter sofrido violência Aumenta número de mulheres que declaram ter sofrido violência

Desde 2005, ano anterior à promulgação da Lei Maria da Penha, o DataSenado aplica, de dois em dois anos, pesquisa telefônica sobre o tema violência doméstica contra a mulher. Nesta edição, realizada em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência, constatou-se aumento do percentual de mulheres que declararam ter sido vítimas de violência provocada por um homem: esse percentual passou de 18%, em 2015, para 29%, em 2017.