Pesquisas

O cidadão e o Senado Federal- julho 2012 O cidadão e o Senado Federal- julho 2012

Pesquisa apontou que 55% dos entrevistados acham que sua condição econômica vai melhorar nos próximos 6 meses. Uma quantidade semelhante de pessoas entrevistadas afirmou que sua sensação de bem-estar (54%) e sua condição econômica (52%) permaneceram iguais nos últimos 6 meses.

Violência contra a juventude negra no Brasil- 2012 Violência contra a juventude negra no Brasil- 2012

Pesquisa realizada pelo DataSenado aponta que a maioria considera que as mulheres sofrem mais com a violência (67,1%) e que os negros são as principais vítimas (66,9%). A maior parte dos entrevistados (62,3%) disse que jovens brancos e negros são mortos na mesma quantidade.

O cidadão e o Senado Federal- dezembro 2012 O cidadão e o Senado Federal- dezembro 2012

Na mais recente pesquisa do DataSenado, 58,1% dos entrevistados afirmaram achar que sua condição econômica vai melhorar nos próximos seis meses, o que revela um otimismo para o ano novo. Esse percentual aponta discreta melhoria em relação à pesquisa anterior, quando 55% manifestaram a mesma opinião.

A violência doméstica e familiar contra a mulher -2013 A violência doméstica e familiar contra a mulher -2013

A Lei Maria da Penha é conhecida por 99% das brasileiras. Também a maioria (66%) se sente mais protegida com a Lei. Os números são de pesquisa do DataSenado, quinta da série histórica que vem retratando avanços e dificuldades vividas pelas brasileiras no combate à violência.

Transparência e Lei de Acesso à Informação Transparência e Lei de Acesso à Informação

O DataSenado realizou pesquisa sobre transparência e acesso a informações públicas e verificou que 47,7% dos brasileiros afirmam já ter ouvido falar da Lei de Acesso a Informação (LAI). Desses, 81,5% acreditam que a lei ajuda a população fiscalizar os atos dos governantes.

O cidadão e o Senado Federal- julho 2013 O cidadão e o Senado Federal- julho 2013

Pesquisa registra crescimento no interesse por política. Na avaliação sobre o papel do Congresso, 73,6% apontaram-no como “muito importante” para a democracia, que é a melhor forma de governo para 78,8%. A pesquisa ouviu 1.226 pessoas, maiores de 16 anos, em todo o Brasil.

O cidadão e as manifestações populares O cidadão e as manifestações populares

Pesquisa mostra aprovação de 60% às votações da pauta prioritária do Senado, incluindo o projeto que torna corrupção e homicídio em crimes hediondos, passe livre para estudantes e a ficha limpa para cargos públicos. A pesquisa, realizada por internet, contou com mais de 9 mil participantes.

Violência doméstica e familiar contra a mulher Violência doméstica e familiar contra a mulher

Dados de pesquisa do DataSenado sobre violência doméstica e familiar contra a mulher são apresentados em sessão de celebração dos sete anos da Lei Maria da Pena. A pesquisa é a quinta de uma série histórica que retrata os avanços e dificuldades no combate à violência doméstica e familiar.

Reforma Política- 2013 Reforma Política- 2013

O DataSenado realizou pesquisa para avaliar a opinião dos brasileiros a respeito de temas que compõem a chamada reforma política. Os resultados revelam que 84,1% dos brasileiros acreditam que mudanças na legislação sobre política, eleições e candidatos trazem vantagens para o país.

Lei de Drogas Lei de Drogas

Pesquisa realizada pelo DataSenado revelou que 80,4% da população acreditam que dependentes de drogas devem ser obrigados a passar por tratamento especializado. Somente 18,3% se disseram contrários à internação compulsória. Outros resultados podem ser consultados na pesquisa.

Denúncias de espionagem Denúncias de espionagem

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros (88,2%) teve conhecimento das denúncias sobre espionagem dos americanos feita contra autoridades brasileiras, inclusive contra a presidente da República, e defende apuração dos fatos por considerar que o Brasil foi desrespeitado.

25 anos da Constituição 25 anos da Constituição

Pesquisa nacional revelou o que pensam os brasileiros sobre a Carta Magna e sobre sua aplicação. Entre outros resultados, 34,3% escolheu o direito à saúde para todos como norma mais relevante. Em seguida, veio educação como direito de todos (27,8%) e liberdade de expressão (13,1%).

Federalização da educação Federalização da educação

Pesquisa do DataSenado mostra aumento da insatisfação dos brasileiros com a gestão da educação, com os salários e com o processo de seleção dos professores. Cerca de 78% dos entrevistados concordam que a responsabilidade sobre a educação básica seja exclusiva do governo federal.

Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil

Pesquisa do DataSenado registrou a opinião de pessoas com deficiência acerca das mudanças positivas e as dificuldades na vida de pessoas com deficiência. Avaliou-se a percepção dos entrevistados sobre infraestrutura, acesso ao mercado de trabalho, transporte público, dentre outros.

O cidadão e o Senado Federal- dezembro 2013 O cidadão e o Senado Federal- dezembro 2013

Pesquisa semestral do DataSenado indica aumento de brasileiros que declararam que sua condição econômica melhorou nos últimos seis meses. Em relação ao futuro, 50,8% dos entrevistados estão otimistas. Acreditam que, nos próximos seis meses, a própria condição irá melhorar.

Um ano de PEC das Domésticas Um ano de PEC das Domésticas

Pesquisa DataSenado constatou que 84% dos brasileiros têm conhecimento da promulgação da chamada PEC das Domésticas e que, desses, 85% aprovam a medida. O apoio à PEC está acima de 78% em todos os níveis de renda e é ainda maior nas camadas mais pobres da população.

Copa do Mundo de Futebol 2014 Copa do Mundo de Futebol 2014

De acordo com pesquisa realizada pelo DataSenado, 80% dos brasileiros são contra a venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante os jogos da Copa do Mundo em 2014. O resultado é favorável à alteração do Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/2003) que prevê a vedação.

Legalização da maconha Legalização da maconha

Pesquisa sobre a liberação da maconha no Brasil revela que 57% apoiam a legalização para fins medicinais e, para 42%, a maconha deve continuar totalmente proibida. A proposta de liberação foi uma sugestão popular (SUG 8/2014), que obteve mais de 20 mil apoios no e-Cidadania.

O cidadão e o Senado Federal- julho 2014 O cidadão e o Senado Federal- julho 2014

Pesquisa do DataSenado registrou queda do número de brasileiros que acham que a própria condição econômica vai melhorar: de 51%, em dezembro de 2013, para 41% em julho de 2014. Sobre a sensação de bem-estar, aumentou de 23% para 29% o número de pessoas que declararam piora.

Mulheres na política Mulheres na política

Pesquisa do DataSenado sobre a participação da mulher na política brasileira, realizada em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher, aponta que para a maioria o sexo do candidato não influencia na hora de votar. 79% já votaram em alguma mulher para ocupar um cargo político.