Pesquisas

O brasileiro e as eleições O brasileiro e as eleições

Em pesquisa realizada pelo DataSenado, 88% dos entrevistados afirmaram que a corrupção é inaceitável mesmo que o político tenha feito um bom governo. Na mesma pesquisa, 88% afirmaram que não votariam em candidatos condenados pela Justiça, mesmo se a Lei da Ficha Limpa não existisse.

O cidadão e o Senado Federal- outubro 2010 O cidadão e o Senado Federal- outubro 2010

Pesquisa realizada pelo DataSenado procurou conhecer a opinião dos cidadãos brasileiros sobre o trabalho do Senado Federal. Entre os resultados colhidos, 32% dos entrevistados classificaram a atuação do Senado como ótima ou boa, ao passo que 48% disseram ser mais ou menos.

Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher-2011 Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher-2011

Pesquisa nacional do DataSenado revela que 66% das mulheres acham que aumentou a violência doméstica e familiar contra o gênero feminino, ao mesmo tempo em que a maioria (60%) entende que a proteção está melhor, após a criação da Lei Maria da Penha.

Reforma Política-2011 Reforma Política-2011

Pesquisa realizada pelo DataSenado revela que brasileiro apoia reforma política e quer voto distrital e facultativo. Ainda, a maioria dos entrevistados (58%) concorda com a atual duração dos mandatos e o direito a uma reeleição para os ocupantes de cargos de governo (prefeitos, governadores e presidente da República).

O cidadão e o Senado Federal - maio 2011 O cidadão e o Senado Federal - maio 2011

Pesquisa realizada pelo DataSenado revelou que 74% dos entrevistados veem como muito importante o papel do Senado na solução das principais preocupações dos brasileiros. Conforme os resultados, 27% dos participantes consideram boa ou ótima a atuação da Casa.

Educação pública no Brasil Educação pública no Brasil

Pesquisa revela que a instituição de cotas em universidades públicas é aprovada pela maioria das pessoas. A reserva de vagas nos vestibulares foi apoiada para diversos públicos: 66% manifestaram-se a favor das cotas para negros e 83% defenderam cotas para estudantes de baixa renda.

Saúde pública no Brasil Saúde pública no Brasil

Segundo apurou pesquisa nacional do DataSenado, para 70% dos brasileiros, a saúde pública brasileira tem dinheiro suficiente, o que falta é uma gestão mais eficiente. Entre os 26% que defendem mais recursos para o setor, apenas 11% admitem a volta da CPMF.

Cultura no Brasil Cultura no Brasil

Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros quer mais que a tradicional prioridade para as questões de saúde, educação e segurança. Se 91% dos entrevistados atribuíram importância máxima às áreas de saúde e educação, nada menos que 56% deram essa mesma nota à cultura.

O cidadão e o Senado Federal- dezembro 2011 O cidadão e o Senado Federal- dezembro 2011

Em pesquisa do DataSenado, a corrupção apareceu em segundo lugar na consulta sobre os temas que mais preocupam os cidadãos, com 20% das respostas. A saúde, com 31%, ainda é a questão que mais incomoda.

Copa do Mundo de Futebol – Brasil 2014 Copa do Mundo de Futebol – Brasil 2014

De acordo com pesquisa realizada pelo DataSenado, 80% dos brasileiros são contra a venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante os jogos da Copa do Brasil em 2014, tendo em vista a legislação federal existente no país. Segundo essa parcela da população, o Brasil não deve abrir exceções. Para cerca de 19%, contudo, a bebida deve ser liberada; e 1% não soube opinar ou não quis responder.

Segurança Pública no Brasil Segurança Pública no Brasil

Em pesquisa realizada pelo DataSenado, maioria acredita que o enfrentamento da criminalidade deve passar pela redução das desigualdades sociais, melhoria da educação (39%) e redação a pobreza (12%), mas aumentando também a rigidez das penas aplicadas aos criminosos (23%).

Meio ambiente e desenvolvimento sustentável Meio ambiente e desenvolvimento sustentável

Em pesquisa com 1.200 moradores de 119 municípios, 72% afirmaram que o desenvolvimento econômico e a proteção ao meio ambiente devem estar muito próximos. Na mesma pesquisa, 92% disseram não apoiar um crescimento que implique aumento da poluição.