Ferramentas Pessoais
Acessar

Pesquisas

Aumenta número de mulheres que declaram ter sofrido violência
Desde 2005, ano anterior à promulgação da Lei Maria da Penha, o DataSenado aplica, de dois em dois anos, pesquisa telefônica sobre o tema violência doméstica contra a mulher. Nesta edição, realizada em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência, constatou-se aumento do percentual de mulheres que declararam ter sido vítimas de violência provocada por um homem: esse percentual passou de 18%, em 2015, para 29%, em 2017.
28% dos policiais entrevistados acreditam que a violência pode ser justificada tanto pelo comportamento do homem quanto da mulher
Pesquisa inédita do DataSenado, realizada em parceria com o Observatório da Mulher do Senado, apresenta um panorama das equipes, treinamento e dificuldades no trabalho das Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs).
Paratletas revelam otimismo com a Paralimpíada do Rio
Pesquisa do DataSenado, realizada com paratletas brasileiros, revela que 95% acreditam que a Paralimpíada no Rio de Janeiro vai incentivar a pratica de esportes das pessoas com deficiência. 62% confiam que o Brasil estará entres os três primeiros no quadro geral de medalhas.
Brasileiro está mais otimista em relação ao futuro
Pesquisa semestral do DataSenado revelou que os brasileiros estão menos pessimistas em relação ao futuro. Na pesquisa anterior, 40% avaliaram que sua condição econômica iria piorar nos próximos seis meses. Na mais recente pesquisa, esse índice caiu para 28%.
DataSenado aponta importância das cotas para as candidaturas femininas
Pesquisa aplicada pelo DataSenado, em parceria com a Procuradoria da Mulher do Senado, investiga a experiência de candidatas e candidatos nas eleições de 2012 e 2014. A pesquisa foi realizada para comemorar os dois anos do lançamento da campanha “Mais mulheres na política”.
Brasileiros confiam nas manifestações de rua para melhorar o país
Pesquisa sobre as manifestações de rua que ocorreram em março de 2016 revela que combate à corrupção e apoio ao impeachment da presidente da República foram os principais motivos que levaram cidadãos às ruas. A maioria acredita que as manifestações ajudam a melhorar o país.
Corrupção é a maior preocupação dos brasileiros
A última edição da pesquisa “O cidadão e o Senado Federal” constatou que a corrupção, além de maior preocupação dos brasileiros, também registrou aumento em relação ao levantamento anterior. A saúde ficou em segundo lugar, seguida pela segurança pública, que registrou queda.
Brasileiros reconhecem: os negros são as maiores vítimas da violência no país
O DataSenado avaliou a percepção de cidadãos sobre a violência contra a juventude negra. Para 71%, os negros são as grandes vítimas no país. 64% acreditam que as vítimas têm entre 13 e 24 anos e 43% responderam que pessoas de cor branca cometem a maioria dos atos de violência.
Eleitor pede reforma política já, fidelidade partidária e campanhas mais baratas
Pesquisa realizada pelo DataSenado, em setembro/outubro, novamente, aponta majoritário apoio à reforma política e pressa nas mudanças - 91% dos entrevistados defendem que novas regras tenham validade já nas eleições de 2016.
Avaliação do Programa Ciência sem Fronteiras
Pesquisa do DataSenado, com bolsistas e ex-bolsistas, avalia o programa em relação a qualidade de ensino das instituições estrangeiras, a possibilidade de transferência de conhecimento adquirido, o processo seletivo e mecanismos de acompanhamento e controle do programa.
Violência doméstica e familiar contra a mulher
A sexta rodada da série histórica sobre violência doméstica e familiar contra a mulher revela que cem por cento das brasileiras sabem da existência da Lei Maria da Penha. Porém, parcela expressiva ainda se sente desrespeitada, e uma em cada cinco já sofreu algum tipo de violência.
Maioria dos brasileiros sabe da existência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Pesquisa nacional do DataSenado revela que 98% dos brasileiros sabem da existência do Estatuto da Criança e do Adolescente, mas 69% consideram-se mal informados sobre os direitos previstos nele e 54% ainda avaliam que o Estatuto ajuda pouco na proteção de crianças e adolescentes.
Maioria dos brasileiros quer a reforma política, com o fim do voto obrigatório e do horário político
Pesquisa realizada pelo DataSenado revela que a maioria dos brasileiros - 59% - sabe que a Reforma Política está em discussão no Congresso. Também maioria expressiva - 80% dos 1.100 entrevistados em todo o Brasil - considera que a reforma trará vantagens ao país.
Brasileiros estão menos otimistas em relação ao futuro
Resultados de pesquisa semestral, “O cidadão e o Senado Federal”, indicam um brasileiro menos otimista em relação ao futuro, mas confiante no papel do Senado para ajudar suas maiores preocupações. Maioria acredita que a própria condição econômica deve piorar no próximo semestre.
Energia no Brasil: alternativas e cenários futuros
O DataSenado realiza pesquisa nacional inédita, em parceria com a Universidade de Columbia, dos EUA, que revelou um brasileiro tão consciente e preocupado com o meio ambiente que prefere até a pagar mais na conta de luz para ter energia limpa, como a eólica e a solar, por exemplo.
O cidadão e o Senado Federal- dezembro 2014
Resultados de pesquisa realizada pelo DataSenado semestralmente indicam que, pela primeira vez, corrupção é considerada a maior preocupação dos brasileiros, Em seguida, aparecem a segurança pública e saúde. 67% acreditam que o Senado pode ajudar muito a resolver essas preocupações.
Auxílio Reclusão
Pesquisa do DataSenado concluiu que 65% dos brasileiros já ouviram falar sobre auxílio-reclusão, enquanto 35% afirmaram não conhecer, nem de ouvir falar, o termo auxílio-reclusão.
Qualidade da internet banda larga
Pesquisa do DataSenado avalia opinião de cidadãos sobre a qualidade da internet banda larga nas cidades brasileiras com menor acesso à internet e o nível de conhecimento sobre o chamado Programa Nacional da Banda Larga, que leva acesso à internet às regiões mais carentes.
Mulheres na política
Pesquisa do DataSenado sobre a participação da mulher na política brasileira, realizada em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher, aponta que para a maioria o sexo do candidato não influencia na hora de votar. 79% já votaram em alguma mulher para ocupar um cargo político.
O cidadão e o Senado Federal- julho 2014
Pesquisa do DataSenado registrou queda do número de brasileiros que acham que a própria condição econômica vai melhorar: de 51%, em dezembro de 2013, para 41% em julho de 2014. Sobre a sensação de bem-estar, aumentou de 23% para 29% o número de pessoas que declararam piora.
Legalização da maconha
Pesquisa sobre a liberação da maconha no Brasil revela que 57% apoiam a legalização para fins medicinais e, para 42%, a maconha deve continuar totalmente proibida. A proposta de liberação foi uma sugestão popular (SUG 8/2014), que obteve mais de 20 mil apoios no e-Cidadania.
Copa do Mundo de Futebol 2014
De acordo com pesquisa realizada pelo DataSenado, 80% dos brasileiros são contra a venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante os jogos da Copa do Mundo em 2014. O resultado é favorável à alteração do Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/2003) que prevê a vedação.
Um ano de PEC das Domésticas
Pesquisa DataSenado constatou que 84% dos brasileiros têm conhecimento da promulgação da chamada PEC das Domésticas e que, desses, 85% aprovam a medida. O apoio à PEC está acima de 78% em todos os níveis de renda e é ainda maior nas camadas mais pobres da população.
O cidadão e o Senado Federal- dezembro 2013
Pesquisa semestral do DataSenado indica aumento de brasileiros que declararam que sua condição econômica melhorou nos últimos seis meses. Em relação ao futuro, 50,8% dos entrevistados estão otimistas. Acreditam que, nos próximos seis meses, a própria condição irá melhorar.
Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil
Pesquisa do DataSenado registrou a opinião de pessoas com deficiência acerca das mudanças positivas e as dificuldades na vida de pessoas com deficiência. Avaliou-se a percepção dos entrevistados sobre infraestrutura, acesso ao mercado de trabalho, transporte público, dentre outros.
Federalização da educação
Pesquisa do DataSenado mostra aumento da insatisfação dos brasileiros com a gestão da educação, com os salários e com o processo de seleção dos professores. Cerca de 78% dos entrevistados concordam que a responsabilidade sobre a educação básica seja exclusiva do governo federal.
25 anos da Constituição
Pesquisa nacional revelou o que pensam os brasileiros sobre a Carta Magna e sobre sua aplicação. Entre outros resultados, 34,3% escolheu o direito à saúde para todos como norma mais relevante. Em seguida, veio educação como direito de todos (27,8%) e liberdade de expressão (13,1%).
Denúncias de espionagem
Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros (88,2%) teve conhecimento das denúncias sobre espionagem dos americanos feita contra autoridades brasileiras, inclusive contra a presidente da República, e defende apuração dos fatos por considerar que o Brasil foi desrespeitado.
Reforma Política- 2013
O DataSenado realizou pesquisa para avaliar a opinião dos brasileiros a respeito de temas que compõem a chamada reforma política. Os resultados revelam que 84,1% dos brasileiros acreditam que mudanças na legislação sobre política, eleições e candidatos trazem vantagens para o país.
O cidadão e as manifestações populares
Pesquisa mostra aprovação de 60% às votações da pauta prioritária do Senado, incluindo o projeto que torna corrupção e homicídio em crimes hediondos, passe livre para estudantes e a ficha limpa para cargos públicos. A pesquisa, realizada por internet, contou com mais de 9 mil participantes.
Lei de Drogas
Pesquisa realizada pelo DataSenado revelou que 80,4% da população acreditam que dependentes de drogas devem ser obrigados a passar por tratamento especializado. Somente 18,3% se disseram contrários à internação compulsória. Outros resultados podem ser consultados na pesquisa.
O cidadão e o Senado Federal- julho 2013
Pesquisa registra crescimento no interesse por política. Na avaliação sobre o papel do Congresso, 73,6% apontaram-no como “muito importante” para a democracia, que é a melhor forma de governo para 78,8%. A pesquisa ouviu 1.226 pessoas, maiores de 16 anos, em todo o Brasil.
Transparência e Lei de Acesso à Informação
O DataSenado realizou pesquisa sobre transparência e acesso a informações públicas e verificou que 47,7% dos brasileiros afirmam já ter ouvido falar da Lei de Acesso a Informação (LAI). Desses, 81,5% acreditam que a lei ajuda a população fiscalizar os atos dos governantes.
PEC das domésticas e medidas administrativas de economia do Senado
Pesquisa nacional revelou que os novos direitos das domésticas são bem recebidos e contam com 81% de aprovação. A pesquisa investigou também a opinião da população sobre as medidas de economia e transparência adotadas pelo Senado, que chegaram a 90% de aprovação.
A violência doméstica e familiar contra a mulher -2013
A Lei Maria da Penha é conhecida por 99% das brasileiras. Também a maioria (66%) se sente mais protegida com a Lei. Os números são de pesquisa do DataSenado, quinta da série histórica que vem retratando avanços e dificuldades vividas pelas brasileiras no combate à violência.
Violência doméstica e familiar contra a mulher
Dados de pesquisa do DataSenado sobre violência doméstica e familiar contra a mulher são apresentados em sessão de celebração dos sete anos da Lei Maria da Pena. A pesquisa é a quinta de uma série histórica que retrata os avanços e dificuldades no combate à violência doméstica e familiar.
O cidadão e o Senado Federal- dezembro 2012
Na mais recente pesquisa do DataSenado, 58,1% dos entrevistados afirmaram achar que sua condição econômica vai melhorar nos próximos seis meses, o que revela um otimismo para o ano novo. Esse percentual aponta discreta melhoria em relação à pesquisa anterior, quando 55% manifestaram a mesma opinião.
Violência contra a juventude negra no Brasil- 2012
Pesquisa realizada pelo DataSenado aponta que a maioria considera que as mulheres sofrem mais com a violência (67,1%) e que os negros são as principais vítimas (66,9%). A maior parte dos entrevistados (62,3%) disse que jovens brancos e negros são mortos na mesma quantidade.
Copa do Mundo de Futebol – Brasil 2014
De acordo com pesquisa realizada pelo DataSenado, 80% dos brasileiros são contra a venda de bebidas alcoólicas nos estádios durante os jogos da Copa do Brasil em 2014, tendo em vista a legislação federal existente no país. Segundo essa parcela da população, o Brasil não deve abrir exceções. Para cerca de 19%, contudo, a bebida deve ser liberada; e 1% não soube opinar ou não quis responder.
Reforma do Código Penal
Para subsidiar os senadores com informações sobre a opinião da sociedade e contribuir com essa discussão, o DataSenado (órgão da Secretaria de Transparência - Subsecretaria de Pesquisa e Opinião - DataSenado) realizou uma pesquisa nacional por telefone com 1.232 cidadãos de 119 municípios, incluindo todas as capitais. A margem de erro é de 3%.
O cidadão e o Senado Federal- julho 2012
Pesquisa apontou que 55% dos entrevistados acham que sua condição econômica vai melhorar nos próximos 6 meses. Uma quantidade semelhante de pessoas entrevistadas afirmou que sua sensação de bem-estar (54%) e sua condição econômica (52%) permaneceram iguais nos últimos 6 meses.
Segurança Pública no Brasil
Em pesquisa realizada pelo DataSenado, maioria acredita que o enfrentamento da criminalidade deve passar pela redução das desigualdades sociais, melhoria da educação (39%) e redação a pobreza (12%), mas aumentando também a rigidez das penas aplicadas aos criminosos (23%).
Meio ambiente e desenvolvimento sustentável
Em pesquisa com 1.200 moradores de 119 municípios, 72% afirmaram que o desenvolvimento econômico e a proteção ao meio ambiente devem estar muito próximos. Na mesma pesquisa, 92% disseram não apoiar um crescimento que implique aumento da poluição.
Cultura no Brasil
Pesquisa revela que a maioria dos brasileiros quer mais que a tradicional prioridade para as questões de saúde, educação e segurança. Se 91% dos entrevistados atribuíram importância máxima às áreas de saúde e educação, nada menos que 56% deram essa mesma nota à cultura.
Saúde pública no Brasil
Segundo apurou pesquisa nacional do DataSenado, para 70% dos brasileiros, a saúde pública brasileira tem dinheiro suficiente, o que falta é uma gestão mais eficiente. Entre os 26% que defendem mais recursos para o setor, apenas 11% admitem a volta da CPMF.
O cidadão e o Senado Federal- dezembro 2011
Em pesquisa do DataSenado, a corrupção apareceu em segundo lugar na consulta sobre os temas que mais preocupam os cidadãos, com 20% das respostas. A saúde, com 31%, ainda é a questão que mais incomoda.
Educação pública no Brasil
Pesquisa revela que a instituição de cotas em universidades públicas é aprovada pela maioria das pessoas. A reserva de vagas nos vestibulares foi apoiada para diversos públicos: 66% manifestaram-se a favor das cotas para negros e 83% defenderam cotas para estudantes de baixa renda.
O cidadão e o Senado Federal - maio 2011
Pesquisa realizada pelo DataSenado revelou que 74% dos entrevistados veem como muito importante o papel do Senado na solução das principais preocupações dos brasileiros. Conforme os resultados, 27% dos participantes consideram boa ou ótima a atuação da Casa.
Reforma Política-2011
Pesquisa realizada pelo DataSenado revela que brasileiro apoia reforma política e quer voto distrital e facultativo. Ainda, a maioria dos entrevistados (58%) concorda com a atual duração dos mandatos e o direito a uma reeleição para os ocupantes de cargos de governo (prefeitos, governadores e presidente da República).
Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher-2011
Pesquisa nacional do DataSenado revela que 66% das mulheres acham que aumentou a violência doméstica e familiar contra o gênero feminino, ao mesmo tempo em que a maioria (60%) entende que a proteção está melhor, após a criação da Lei Maria da Penha.
O brasileiro e o voto
O brasileiro e as eleições
Em pesquisa realizada pelo DataSenado, 88% dos entrevistados afirmaram que a corrupção é inaceitável mesmo que o político tenha feito um bom governo. Na mesma pesquisa, 88% afirmaram que não votariam em candidatos condenados pela Justiça, mesmo se a Lei da Ficha Limpa não existisse.
20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
O cidadão e o Senado Federal- outubro 2010
Pesquisa realizada pelo DataSenado procurou conhecer a opinião dos cidadãos brasileiros sobre o trabalho do Senado Federal. Entre os resultados colhidos, 32% dos entrevistados classificaram a atuação do Senado como ótima ou boa, ao passo que 48% disseram ser mais ou menos.
O cidadão e o Senado Federal - maio 2010
Violência doméstica e familiar contra a mulher- 2009
BRASÍLIA: UMA CIDADE, DOIS OLHARES
A democracia brasileira na opinião do cidadão
A crise no DF e a possibilidade de intervenção federal
Bem-estar e situação econômica do brasileiro
20 anos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CPDC)
Condições de vida das pessoas com deficiência no Brasil
O cidadão e o Congresso Nacional- junho 2009
Criminalização do preconceito ou discriminação contra os homossexuais
O cidadão e o Congresso Nacional- novembro 2008
O brasileiro e as mudanças climáticas
A internet e as eleições brasileiras
Ao lado da televisão, a internet será a grande estrela nas eleições gerais brasileiras de 2010. Pesquisa nacional do DataSenado ouviu, por telefone, 1.088 brasileiros eleitores, distribuídos por todas as capitais do país. O levantamento mostrou que a internet é o segundo meio de comunicação mais usado pelo cidadão para informar-se sobre política, atrás apenas da TV.
CSS – Contribuição Social para a Saúde
Eleições 2008, o impacto eleitoral da "Lista Suja"
O cidadão e o Congresso Nacional- abril 2008
Atendendo a demanda da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado Federal (CCT), o DataSenado realizou pesquisa de opinião sobre a qualidade da internet banda larga nas cidades brasileiras com menor acesso à internet e o nível de conhecimento desta população sobre o chamado Programa Nacional da Banda Larga (PNBL), entre outros temas relacionados.
O Senado e o fim da CPMF
Pesquisa do DataSenado revela o apoio dos brasileiros à decisão dos senadores pela rejeição da cobrança da CPMF por mais quatro anos. Insatisfeita com a quantidade de imposto cobrados, a população prefere a revisão do Orçamento à criação de novos atributos
Percepções sobre a crise aérea e o trabalho da CPI do Senado
O eleitor e a reforma política
Violência e punição
Violência no Brasil
Prorrogação da licença-maternidade
Violência doméstica e familiar contra a mulher- 2007
Estatuto do Idoso - três anos depois da promulgação
Os objetivos da pesquisa, de avaliar o conhecimento da população eleitoral e potencialmente eleitoral de Brasília sobre o Estatuto do Idoso, três anos após sua promulgação, e de investigar as opiniões sobre a situação social do idoso, comparativamente aos resultados da pesquisa realizada pelo DataSenado em 2003, foram plenamente alcançados.
Os brasileiros e as casas de bingo no país
As ONGs na Mídia
Violência doméstica e familiar contra a mulher-2005
Dentre todos os tipos de violência contra a mulher, existentes no mundo, aquele praticada no ambiente familiar é uma das mais cruéis e perversas. O lar, identificado como local acolhedor e de conforto passa a ser, nestes casos, um ambiente de perigo continuo que resulta num estado de medo e ansiedade permanentes.
Corrupção, saúde e emprego são as maiores preocupações da população
A última edição da pesquisa "O cidadão e o Senado Federal", aplicada semestralmente, revela que corrupção continua principal preocupação dos brasileiros, mas a proporção de entrevistados que mencionou saúde aumentou e se aproxima da primeira colocação.
População brasileira é favorável ao teto salarial no setor público
Pesquisa do DataSenado revela que três em cada quatro pessoas acreditam que deve haver um limite máximo para o valor dos salários de quem trabalha no setor público. Sobre a possibilidade de haver exceções ao teto, mais da metade se posicionou contra.
Conhecer direitos e ter rede de apoio são pontos de partida para denunciar agressão e interromper ciclo de violência
Pesquisa qualitativa “Aprofundando o Olhar sobre o Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”, realizada pelo Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) em conjunto com o Instituto de Pesquisa DataSenado, aponta que serviços de apoio a mulheres vítimas de violência e campanhas de esclarecimento sobre os direitos das mulheres têm permitido que mais brasileiras reconheçam e denunciem agressões sofridas no ambiente doméstico.
Estrutura e investimento para prática de esportes paralímpicos no Brasil continuam insuficientes mesmo após país sediar Paralimpíada, avaliam paratletas
Grande vitrine do esporte praticado por pessoas com deficiência, a Paralimpíada Rio 2016 aumentou o interesse do brasileiro por modalidades adaptadas e levou mais pessoas a superar limitações físicas e praticar esportes. Essa impressão é compartilhada por mais da metade dos 607 paratletas ouvidos na pesquisa “Paratletas e o Esporte Paralímpico no Brasil”, realizada pelo DataSenado em parceria com o gabinete do Senado Romário (PODE/RJ).
Atendimento prestado por Santas Casas é bem avaliado pela população, aponta pesquisa
Em pesquisa realizada pelo DataSenado, 52% avaliaram o atendimento prestado pelo SUS por meio das Santas Casas com bom ou ótimo. Outros 26% afirmaram que a assistência médica nessas instituições é melhor na comparação com serviços prestados pelo SUS em outros hospitais nos mesmo municípios.
Maioria dos brasileiros valorizam o Senado e a Câmara dos Deputados
Pesquisa DataSenado aponta que 7 em cada 10 brasileiros acham o Senado e a Câmara dos Deputados importantes ou muito importantes para a democracia.
Manter a proximidade com os brasileiros é um dos desafios para esta legislatura
Aproximar-se da população ao longo do mandato deve ser uma meta para todos os senadores e para os servidores que os auxiliam. É importante conciliar a atenção dada às pautas nacionais com o cuidado das demandas locais, para evitar o distanciamento da população.
Pesquisa nacional avalia pacote de medidas anticrime
DataSenado realiza pesquisa sobre os projetos de lei que juntos constituem o pacote de medidas anticrime. Resultados mostram que as propostas apresentadas são conhecidas e aprovadas pela maioria dos brasileiros.
Brasileiros acham que os senadores podem ajudar a evitar tragédias ambientais
Resultados de pesquisa realizada pelo DataSenado sobre o meio ambiente apontam que 85% das pessoas ouvidas acreditam que o trabalho de senadores pode ajudar a evitar desastres ambientes, como os que ocorreram em Brumadinho e Mariana.
Brasileiros apoiam criminalização do caixa dois eleitoral
Pesquisa realizada pelo DataSenado revela que 89% dos entrevistados acham que o uso de caixa dois em campanhas eleitorais deve ser considerado crime.
CGU e Senado realizam pesquisa para desenvolvimento do e-SIC Nacional
Sistema eletrônico será disponibilizado a municípios e estados, para permitir que cidadãos solicitem acesso a informações públicas.