A pesquisa avaliou a opinião dos brasileiros sobre democracia, atuação do Senado Federal, critérios de escolha de senadores, maiores preocupações dos brasileiros, nível de endividamento da população, impactos das desavenças políticas, meios de informação sobre política, ativismo digital, fake news e alguns dos principais temas sociais em debate no país após o último ciclo eleitoral.
O Instituto DataSenado realizou nova rodada de pesquisa nacional, que tem série histórica aplicada desde 2008, para avaliar a opinião dos brasileiros sobre democracia, desempenho dos parlamentares e alguns dos principais temas em debate no país. Esta edição especial apresenta um subconjunto das informações obtidas como forma de contribuir com o debate em torno da PEC 32/2022. O relatório completo estará disponível em breve.
O Instituto DataSenado realizou a segunda edição da pesquisa Mulheres na Política, que começou em 2016, para investigar fatores que podem resultar na baixa representatividade feminina nos cargos eletivos. Entre os dias 22 de março a 13 de abril de 2022, 2.850 candidatos, entre homens e mulheres, foram entrevistados por telefone. A lista de respondentes foi selecionada a partir do cadastro fornecido pelo Tribunal Superior Eleitoral por meio de acordo de cooperação técnica.
O Instituto DataSenado realizou nova rodada de pesquisa nacional, que tem série histórica aplicada desde 2008, para avaliar a opinião dos brasileiros sobre democracia, desempenho dos parlamentares e alguns dos principais temas em debate no país. Entre os dias 18 de novembro e 14 de dezembro de 2021, foram entrevistados por telefone 5.850 cidadãos de 16 anos ou mais, em amostra representativa da opinião da população brasileira.
Pesquisa qualitativa realizada pelo Instituto de Pesquisa DataSenado, em parceria com gabinetes da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), do senador Flávio Arns (PodemosPR) e do senador Eduardo Gomes (MDB-TO,) estuda as opiniões sobre a atividade de cuidar de pessoas que, em razão de impedimentos físicos, intelectuais ou de saúde, recebem ou já receberam cuidados de forma sistemática.
O Instituto DataSenado realizou, em parceria com o gabinete do senado Flávio Arns (Podemos-PR), pesquisa para ouvir brasileiros que têm filhos(as) ou são responsáveis por crianças e adolescentes em idade escolar com o objetivo de levantar informações sobre o impacto da pandemia na educação.
Percentual de brasileiras que percebem aumento da violência doméstica e familiar contra a mulher no último ano chega a 86% e 27% declaram já ter sofrido algum tipo de agressão ao longo da vida.
O Instituto DataSenado, em parceria com acadêmicos dos Departamentos de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade de Pittsburg, realizou pesquisa para avaliar como o cidadão brasileiro percebe as relações entre os grupos de interesse e o Congresso Nacional.
O Instituto de Pesquisa DataSenado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência, realizou pesquisa qualitativa com atletas, paratletas e técnicas desportivas sobre igualdade de gênero no ambiente esportivo.
O Instituto DataSenado realizou pesquisa para avaliar a opinião dos brasileiros sobre a CPI da Covid-19, em funcionamento no Senado Federal, e a vacina contra o coronavírus.
Instituto DataSenado realizou pesquisa nacional para avaliar a opinião dos brasileiros sobre a vacina contra o coronavírus e a CPI da Covid-19, em funcionamento no Senado Federal.
Tendo em vista o início da imunização da população brasileira contra a Covid-19, o Instituto DataSenado realizou pesquisa para conhecer a opinião dos brasileiros sobre propostas de lei apresentadas no Congresso Nacional com o objetivo de apoiar e zelar pelo processo de vacinação no país.
O Instituto DataSenado realizou pesquisa para avaliar a opinião dos brasileiros sobre a compra de vacinas por estados, municípios e empresas e outras medidas para conter a disseminação do coronavírus.
O Instituto DataSenado realizou pesquisa nacional para avaliar a opinião dos brasileiros sobre educação domiciliar, que é o regime de ensino no qual crianças e adolescentes são ensinados em casa pelos pais ou professores contratados, ao invés de ir à escola.
O Instituto DataSenado realizou pesquisa para avaliar a opinião dos brasileiros sobre o auxílio emergencial e a vacina contra a covid-19. Resultados mostram que 83% dos brasileiros apoiam o novo auxílio emergencial e 84% da população pretende tomar a vacina.
Em nova rodada de pesquisa nacional, que tem uma série histórica desde 2010, o Instituto DataSenado avalia a opinião dos brasileiros sobre democracia, desempenhos dos parlamentares e alguns dos principais temas em debate no país.
O DataSenado realizou pesquisa nacional para avaliar a opinião de brasileiros sobre a aquisição de vacinas pelo Ministério da Saúde e a obrigatoriedade ou não do cidadão se vacinar.
Em pesquisa nacional realizada pelo DataSenado, a maioria dos brasileiros afirma que votou nas eleições municipais e se sentiu segura em relação ao coronavírus na hora de votar.
Para subsidiar o trabalho parlamentar e auxiliar na definição de prioridades, o Instituto DataSenado realiza rodadas frequentes de pesquisas de opinião. Na rodada de setembro, os dados coletados mostram o impacto da pandemia de Covid-19 sobre a taxa de desemprego no país.
O Instituto DataSenado realizou pesquisa nacional para ouvir a opinião dos brasileiros sobre teletrabalho e propostas de lei para regulamentar esse novo formato de emprego.