Pesquisas

Estudo preliminar de violência contra mulheres transgênero Estudo preliminar de violência contra mulheres transgênero

Uma pessoa transgênero tem a possibilidade de retificar a identidade de gênero em seu registro civil desde 2018, mas infelizmente existe uma grande lacuna no que diz respeito a informações de gênero no Brasil. Acesse o primeiro estudo do DataSenado com essa população-alvo.

Panorama Político 2023 Panorama Político 2023

A pesquisa avaliou a opinião dos brasileiros sobre democracia, atuação do Senado Federal, critérios de escolha de senadores, maiores preocupações dos brasileiros, nível de endividamento da população, impactos das desavenças políticas, meios de informação sobre política, ativismo digital, fake news e alguns dos principais temas sociais em debate no país após o último ciclo eleitoral.

Quase 7 milhões de brasileiros sofreram violência no ambiente escolar nos últimos 12 meses Quase 7 milhões de brasileiros sofreram violência no ambiente escolar nos últimos 12 meses

O Instituto DataSenado realizou pesquisa de opinião, em parceria com o gabinete do senador Flávio Arns (Partido Socialista Brasileiro – PR) para ouvir a opinião dos brasileiros a respeito dos casos de violência nas escolas. Nos dias 9 e 10 de maio de 2023, 2.068 cidadãos de 16 anos ou mais foram entrevistados por telefone, selecionados por meio de amostragem aleatória estratificada da população brasileira.

Percepção dos profissionais e voluntários no enfrentamento à fome no Brasil Percepção dos profissionais e voluntários no enfrentamento à fome no Brasil

O Instituto de Pesquisa DataSenado realizou, em parceria com o gabinete do senador Paulo Paim (PT-RS), Presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), pesquisa de opinião qualitativa com profissionais, trabalhadores, voluntários e agentes de iniciativas de combate à fome e à insegurança alimentar nos municípios das cinco regiões brasileiras. O levantamento faz parte de uma série de estudos, iniciada com o ciclo de audiência públicas para debater a fome no Brasil proposto pelo Presidente da CDH por meio do requerimento 13/2023.

Redes sociais e notícias falsas Redes sociais e notícias falsas

O Instituto de Pesquisa DataSenado realizou pesquisa para ouvir a opinião dos brasileiros a respeito de notícias falsas veiculadas nas plataformas digitais. O levantamento mostra que a maioria dos brasileiros (80%) acredita que criação de uma lei específica de combate às fake news contribui para diminuir a quantidade de notícias falsas nas redes sociais.

Reforma do Código Penal Reforma do Código Penal

Para subsidiar os senadores com informações sobre a opinião da sociedade e contribuir com essa discussão, o DataSenado (órgão da Secretaria de Transparência - Subsecretaria de Pesquisa e Opinião - DataSenado) realizou uma pesquisa nacional por telefone com 1.232 cidadãos de 119 municípios, incluindo todas as capitais. A margem de erro é de 3%.

Percepções sobre a regulamentação do lobby Percepções sobre a regulamentação do lobby

O Instituto DataSenado, em parceria com acadêmicos dos Departamentos de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade de Pittsburg, realizou pesquisa para avaliar como o cidadão brasileiro percebe as relações entre os grupos de interesse e o Congresso Nacional.

7 em cada 10 brasileiros não têm plano de saúde 7 em cada 10 brasileiros não têm plano de saúde

O Instituto DataSenado realizou pesquisa nacional para avaliar a opinião de brasileiros sobre planos de saúde e projetos de lei para proteger pessoas com deficiência durante a pandemia do coronavírus.

Para a maioria dos brasileiros, a democracia é a melhor forma de governo Para a maioria dos brasileiros, a democracia é a melhor forma de governo

O DataSenado realizou pesquisa de opinião nacional sobre assuntos ligados a política, economia e atitudes sociais. Os resultados indicam que mais da metade do país prefere a democracia. Em relação ao posicionamento político, 32% dos brasileiros afirmam se considerar de centro; 28% se declaram de direita e 18%, de esquerda. A pesquisa contou com a participação de 5.001 brasileiros distribuídos por todas as unidades da Federação.

PEC das domésticas e medidas administrativas de economia do Senado PEC das domésticas e medidas administrativas de economia do Senado

Pesquisa nacional revelou que os novos direitos das domésticas são bem recebidos e contam com 81% de aprovação. A pesquisa investigou também a opinião da população sobre as medidas de economia e transparência adotadas pelo Senado, que chegaram a 90% de aprovação.

Panorama Político 2022 Panorama Político 2022

O Instituto DataSenado realizou nova rodada de pesquisa nacional, que tem série histórica aplicada desde 2008, para avaliar a opinião dos brasileiros sobre democracia, desempenho dos parlamentares e alguns dos principais temas em debate no país. Entre os dias 18 de novembro e 14 de dezembro de 2021, foram entrevistados por telefone 5.850 cidadãos de 16 anos ou mais, em amostra representativa da opinião da população brasileira.

Pesquisa Mulheres na Política 2022 Pesquisa Mulheres na Política 2022

O Instituto DataSenado realizou a segunda edição da pesquisa Mulheres na Política, que começou em 2016, para investigar fatores que podem resultar na baixa representatividade feminina nos cargos eletivos. Entre os dias 22 de março a 13 de abril de 2022, 2.850 candidatos, entre homens e mulheres, foram entrevistados por telefone. A lista de respondentes foi selecionada a partir do cadastro fornecido pelo Tribunal Superior Eleitoral por meio de acordo de cooperação técnica.

Violência doméstica e familiar contra a mulher-2005 Violência doméstica e familiar contra a mulher-2005

Dentre todos os tipos de violência contra a mulher, existentes no mundo, aquele praticada no ambiente familiar é uma das mais cruéis e perversas. O lar, identificado como local acolhedor e de conforto passa a ser, nestes casos, um ambiente de perigo continuo que resulta num estado de medo e ansiedade permanentes.