09/12/2021

Violência doméstica e familiar contra a mulher - 2021

 

A 9ª edição da pesquisa Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher mostra que 27% das brasileiras já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar praticada por um homem. Além disso, 86% das brasileiras acreditam que houve aumento na violência cometida contra pessoas do sexo feminino no último ano, aumento de 4 pontos percentuais em relação ao apurado na edição anterior, em 2019.

 

O levantamento, realizado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV) a cada dois anos, integra série histórica iniciada em 2005 e tem por objetivo ouvir cidadãs brasileiras acerca de aspectos relacionados à desigualdade de gênero e a agressões contra mulheres no país.

 

 

Acessar painel interativo com a série de histórica

 

A 9ª edição da pesquisa de opinião nacional sobre violência doméstica e familiar contra a mulher entrevistou 3.000 brasileiras, com 16 anos ou mais, por telefone, entre os dias 14 de outubro e 05 de novembro de 2021, em amostra representativa da opinião da população feminina brasileira. Cada estimativa é acompanhada de sua respectiva margem de erro, com nível de confiança de 95%. Os valores percentuais são arredondados de maneira que, em alguns gráficos, a soma pode ser diferente de 100%, para mais ou para menos.