17/09/2013

Reserva de vagas no Poder Legislativo para mulheres

Enquete realizada pelo DataSenado e Agência Senado, entre os dias 2 e 16 de setembro, sondou a opinião de internautas acerca da proposta que prevê a convocação de plebiscito sobre a reserva de, no mínimo, 30% (trinta por cento) dos cargos nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, Câmara dos Deputados e Senado Federal para mulheres. O assunto é tratado no PDS 150/2013, de autoria da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

Na enquete, o internauta foi convidado a se posicionar sobre a seguinte pergunta: "Você é a favor ou contra de que, no mínimo, 30% (trinta por cento) das vagas no Poder Legislativo sejam ocupadas por mulheres (PDS 150/2013)?".

Ao final da enquete, 1.831 participações foram contabilizadas. As opiniões ficaram bem divididas: enquanto 53% se disseram favoráveis à questão, outros 47% foram contrários à proposta.

Segundo a senadora Vanessa, "nas últimas décadas, as questões de gênero têm sido cada vez mais objeto de luta das mulheres. Lamentavelmente, o Brasil ainda ostenta os piores índices de participação feminina nos espaços da política". Ela cita ainda no projeto básico da proposta que "segundo pesquisa da União Interparlamentar (IPU), o Brasil ocupa a 158º posição na ocupação de vagas nos parlamentos, dentre 190 nações pesquisadas. Na Câmara dos Deputados e no Senado Federal apenas 9% das vagas são ocupadas por mulheres. Nas Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas a média não chega a 15%".

Em virtude da baixa participação da mulher na política, a senadora apresentou o referido projeto de decreto legislativo, com o objetivo de convocar plebiscito para que os eleitores se manifestem sobre o tema junto com o primeiro turno das eleições a serem realizadas no ano de 2014.

 

Período: 2/9/2013 a 16/9/2013
Número de votos: 1.831
Você é a favor ou contra reserva de vagas no Poder Legislativo para mulheres (PDS 150/2013)?

É importante lembrar que os resultados da enquete realizada representam a opinião das pessoas que votaram, não sendo possível extrapolá-los para toda a população brasileira.