07/05/2018

Enquete mostra amplo apoio a aumento do percentual de cacau em chocolates e derivados

Quase 80% dos participantes da última enquete promovida pelo DataSenado defenderam aumento no percentual mínimo de cacau nos chocolates comercializados no Brasil, conforme previsto no PLS 93/2015. Atualmente, esse percentual está fixado em 25%, de acordo com resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

 

O levantamento indica ainda que o consumidor está atento à importância das informações apresentadas nos rótulos dos produtos. Para 89% dos respondentes, é importante que a composição e a quantidade de todos os ingredientes estejam especificadas nas embalagens. Além disso, 79% dos que participaram da enquete concordam com a proposta, incluída no PLS 93/2015, de que produtos com menos de 20% de cacau devem apresentar no rótulo a inscrição “Este produto não é considerado chocolate pela legislação brasileira.”

 

 

 

Sobre alguns efeitos da eventual aprovação do PLS 93/2015, 77% dos participantes da enquete acreditam que a qualidade do chocolate à venda no Brasil vai melhorar e 69%, que a medida vai estimular a produção de cacau no País.

 

 

 

A enquete ficou disponível no portal do Senado na internet entre os dias 2 e 30 de abril e recebeu 565 respostas.

Os resultados refletem a opinião dos que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira.