13/06/2019

Para 96% dos participantes de enquete, condenados por crimes hediondos cometidos com violência devem cumprir toda a pena em regime fechado

Em enquete realizada em maio, 96% dos internautas defenderam que condenados por crimes hediondos cometidos com violência cumpram toda a pena em regime fechado. O fim dos regimes semiaberto e aberto para esses casos é objeto da Proposta de Emenda à Constituição 47/2019, de autoria do senador Lasier Martins.

Para 73% dos respondentes, a aprovação da PEC 47/2019 levaria à redução da quantidade de crimes hediondos cometidos com violência. Já 16% acreditam que não haveria mudança no número de ocorrências desse tipo.

De acordo com 91% dos participantes da enquete, os regimes aberto e semiaberto transmitem a sensação de impunidade.

Além disso, 73% acreditam que os regimes aberto e semiaberto não possibilitam a reinserção social do condenado. Em contrapartida, para 18%, o cumprimento da pena em regime aberto e semiaberto possibilita a reintegração dos condenados por esse tipo de crime à sociedade.

A enquete ficou disponível no portal do Senado na internet entre os dias 2 e 31 de maio de 2019. Nesse período, recebeu 2.860 respostas.

Os resultados refletem a opinião dos que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira.