23/02/2022
Pesquisa
Panorama Político 2022

Os temas discutidos no Senado Federal são de interesse de toda a nação, 29% dos brasileiros acompanham essas notícias com muita frequência e 55% acompanham com pouca frequência. É o que revela a última edição da pesquisa “O Cidadão e o Senado Federal”, realizada pelo DataSenado desde 2008 e que já conta com 19 edições, tendo entrevistado 32.661 cidadãos ao longo dos anos.

 

Em pergunta recorrente da série histórica, a democracia foi apontada como melhor forma de governo por 67% dos brasileiros, percentual equivalente ao observado em janeiro de 2021, considerando a margem de erro. Também se manteve estável o nível de satisfação com a democracia no Brasil, pois 87% da população está pouco ou nada satisfeita, resultado empatado estatisticamente aos 88% do início do ano.

 

 

 

A pesquisa avaliou a opinião dos brasileiros sobre democracia, meios de informação sobre política, ativismo digital, fake news e alguns dos principais temas em debate no país. Entre os dias 18 de novembro e 14 de dezembro de 2021, foram entrevistados por telefone 5.850 cidadãos de 16 anos ou mais, em amostra representativa da opinião da população brasileira. Cada estimativa é acompanhada de sua respectiva margem de erro, com nível de confiança de 95%. Os valores percentuais são arredondados de maneira que, em alguns gráficos, a soma pode ser diferente de 100%, para mais ou para menos.