07/11/2022

Maioria dos internautas já recebeu notícias falsas a respeito das urnas eletrônicas

Enquete realizada pelo Instituto de Pesquisa DataSenado em outubro apresentou aos internautas perguntas sobre o Projeto de Lei Complementar n° 120 de 2022, que altera a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio, de 1990, com o objetivo de tornar inelegíveis para todos os cargos os que formularem, replicarem e divulgarem de forma reiterada, sem indícios e evidências críveis, acusações e suspeitas relativas à integridade das urnas eletrônicas e do processo eleitoral como um todo.

A maioria dos participantes (56%) afirma já ter recebido notícias falsas a respeito das urnas eletrônicas.

 

Dentre os internautas que receberam notícias falsas a respeito das urnas, a maior parte (66%) teve acesso a essas notícias falsas, principalmente, por meio das redes sociais e do WhatsApp.

 

De acordo com a enquete, o principal conteúdo falso que circulou entre os internautas diz respeito à confiabilidade das urnas eletrônicas.

A boa notícia é que os internautas estão atentos e a maioria (94%) costuma checar se a notícia é verdadeira ou falsa antes de repassar.

Sobre a possibilidade de tornar inelegíveis pela justiça eleitoral os cidadãos que formularem, replicarem e divulgarem reiteradamente conteúdo falso sobre a integridade das urnas eletrônicas, os participantes da enquete se dividem:

 

A enquete contou com 215 participantes e ficou disponível no Portal do DataSenado de 01 de outubro a 03 de novembro de 2022.

Os resultados refletem a opinião dos que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira. Os valores percentuais foram arredondados de maneira que a soma dos percentuais de alguns gráficos pode ser diferente de 100%, para mais ou para menos