03/07/2013

Consequências da Lei "De Olho no Imposto"

Em enquete realizada pelo DataSenado e Agência Senado, durante a segunda metade de junho, maioria de internautas acredita que a Lei 12.741/2012, também conhecida como “De Olho no Imposto”, aumentará a pressão para reduzir os impostos pagos pelos contribuintes. Originária de projeto do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, a proposta contou com forte apoio popular através das redes sociais. Em termos mais específicos, a lei dispõe sobre medidas de esclarecimento para o consumidor. O valor aproximado correspondente à totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais deverá constar nas notas fiscais ou painel afixado em local visível do estabelecimento comercial.

Na enquete, o internauta foi convidado a se posicionar sobre a seguinte pergunta: “Qual será a principal consequência da lei que obriga o comerciante a detalhar imposto de produtos em notas fiscais?”. As opções de resposta foram: maior fiscalização dos gastos públicos, maior pressão para diminuir impostos, redução dos preços finais dos produtos, ou nenhum efeito prático.

No total, 1.581 internautas opinaram, sendo que 53% acreditam que a lei aumentará a pressão para diminuir os impostos, 21% que a referida lei promoverá maior fiscalização dos gastos públicos, 20% apostam que a lei resultará em nenhum efeito prático, e 6% esperam uma redução dos preços finais dos produtos.

Período: 17/6/2013 a 27/6/2013
Número de votos: 1.581
Qual será a principal consequência da lei que obriga o comerciante a detalhar imposto de produtos em notas fiscais?


Os resultados da enquete representam a opinião das pessoas que votaram, não sendo possível extrapolá-los para toda a população brasileira.