09/06/2017

Internautas avaliam que entidades e órgãos públicos passaram a divulgar mais informações após a LAI

Em maio de 2017, a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011), mais conhecida como LAI, completou cinco anos de vigência. Em comemoração, o Instituto DataSenado realizou enquete para conhecer a opinião de cidadãos sobre a lei.  A maioria dos participantes, 77%, já ouviu falar da LAI e, mais da metade, acredita que nos últimos cinco anos as entidades e órgãos públicos passaram a divulgar mais informações.

Dentre os internautas que já ouviram falar sobre a LAI, mais de dois terços afirmaram conhecer pouco sobre a lei, enquanto 5% dizem não saber nada acerca dela.

Além disso, quando questionados sobre a percepção do nível de dificuldade para conseguir as informações junto a entidades e órgãos públicos nos últimos cinco anos, 52% acreditam que ficou mais fácil, e 23% acreditam que nada mudou nesse período.

De acordo com os resultados, nos últimos doze meses, 62% dos participantes buscaram informações em alguma entidade ou órgão público. Desses, 13% entraram em contato com a entidade ou órgão público e quase a metade procurou a informação desejada no site da instituição.

Para 38% das pessoas que buscaram informações junto a alguma entidade ou órgão público, obter as informações foi considerado fácil. No entanto, quatro em cada dez responderam que acharam difícil consegui-las. Já outros 21% não conseguiram ter acesso às informações desejadas.

A enquete, realizada em parceria com a Agência Senado, ficou disponível no portal do Senado na internet dos dias 16 de maio a 31 de maio. Nesse período, 467 internautas participaram do levantamento.

Os resultados refletem a opinião dos que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira.