07/01/2019

Criação de exame nacional para médicos é bem aceita por maioria de internautas

A proposta de instituir um exame destinado a avaliar a capacitação dos novos médicos formados no Brasil recebeu o apoio de 84% dos participantes da enquete realizada pelo DataSenado em dezembro do ano passado.

 

 

Além disso, 83% dos respondentes concordam que a aprovação no exame deveria ser requisito para que novos médicos obtivessem inscrição no Conselho Regional de Medicina e pudessem, portanto, exercer a profissão.

 

 

Na hipótese de adoção de um exame nacional para esses novos profissionais, 77% dos participantes da enquete acreditam que o atendimento médico no Brasil melhoraria. No entanto, para 13% dos respondentes ele permaneceria igual. Já 6% acreditam que haveria piora.

 

 

A proposta de criação de um exame nacional para novos médicos formados no Brasil foi objeto do Projeto de Lei no 165/2017, que teve tramitação encerrada em razão do final da última legislatura. A enquete ficou disponível no portal do Senado na internet entre os dias 03 de dezembro de 2018 a 01 de janeiro de 2019. Neste período, recebeu 1.578 respostas.

 

Os resultados refletem a opinião dos que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira.