09/12/2020

Apesar da pandemia, oito em cada dez brasileiros votaram em eleições municipais

Apesar da pandemia, oito em cada dez votaram em eleições municipais

Oito em cada dez brasileiros disseram ter votado nas eleições para prefeito e vereador. Em pesquisa realizada em julho pelo DataSenado, percentual similar de participantes responderam que pretendiam votar nas eleições municipais desse ano.

 

 

Embora o país esteja enfrentando a crise causada pelo coronavírus, a quantidade de brasileiros que afirmam ter votado se manteve estável em comparação aos outros anos em que houve eleições.

 

 

Entre os que não votaram, 40% afirmaram que foi por causa da pandemia do coronavírus.

 

 

Entre os cidadãos que votaram, 52% disseram ter se sentido muito seguro na hora de votar e 16% responderam ter se sentido nada seguro.

 

 

 

 

As amostras do DataSenado são totalmente probabilísticas. Nas entrevistas, são feitas perguntas que permitem estimar a margem de erro para cada um dos resultados aqui divulgados, calculados com nível de confiança de 95% (Anexo 1 do relatório completo). Dessa forma, não existe uma única margem de erro para toda a pesquisa (aproximação usual em pesquisas que não são totalmente probabilísticas). As entrevistas foram distribuídas por todas as unidades da Federação, por meio de ligações para telefones fixos e móveis, com alocação proporcional à população de cada UF.