05/11/2012
Propaganda de bebidas alcoólicas no Brasil

Na segunda quinzena de outubro, o DataSenado realizou enquete no site do Senado Federal para saber a opinião dos internautas sobre o projeto (PLS 9/2012) que proíbe a propaganda comercial de bebidas alcoólicas no Brasil.

Dos 2.470 internautas que participaram da sondagem, a ampla maioria – 80,2% – votou contra a propaganda de bebidas alcoólicas no Brasil, manifestando apoio ao projeto. Por outro lado, 19,8% se disseram favoráveis à propaganda de bebidas, sendo contra a proibição tratada na proposta.

O projeto do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) proíbe a propaganda comercial de bebidas alcoólicas, contudo permite a exposição dos referidos produtos nos locais de venda, desde que contenham as advertências mencionadas na lei. Ainda, determina que os rótulos das embalagens de bebidas alcoólicas informem o teor alcoólico e contenham advertências feitas por meio de frases elaboradas pelo Ministério da Saúde e usadas sequencialmente, de forma simultânea ou rotativa, sempre precedidas da afirmação: “O Ministério da Saúde adverte”.

Período: 15/10/2012 a 31/10/2012
Número de votos: 2.470
Você é a favor ou contra a existência de propaganda comercial de bebidas alcoólicas no Brasil (PLS 9/2012)?

Os resultados da enquete representam a opinião das pessoas que votaram, não sendo possível extrapolá-los para toda a população brasileira.