Exposição "Itinerários da Independência”

23 a 25 de junho de 2022, Brasília (DF)
01/06/2022 13h05

A parceria feita entre o Senado Federal e a Universidade Federal de Minas Gerais resultou em uma série de ações com a finalidade de comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil. Dentre essas ações está a Exposição Itinerante sobre a temática que irá percorrer alguns Estados da Federação começando pela capital federal, com inauguração prevista para os dias 23 a 25 de junho. A exposição será realizada num caminhão-museu moderno, equipado com tecnologia de ponta de informação, circulação de conhecimento e entretenimento.

Ele cruza as estradas brasileiras e quando chega a uma cidade, desdobra-se, durante alguns dias, em um centro de difusão de conhecimento e de lazer local. Seus ambientes combinam o rigor intelectual do conteúdo apresentado com a experiência sensorial proporcionada aos visitantes através da construção de ambientes lúdicos, da apresentação interativa dos temas e da montagem de ambientes de imersão sobre a história do Brasil desde quando era colônia de Portugal. Serão utilizados recursos cênicos, cinematográficos e videográficos para criação de linhas narrativas que convidam o visitante a descobrir e a participar da história que se pretende contar.

O Caminhão-Museu/UFMG, desde sua inauguração em 2013, abrigou duas exposições Sentimentos da Terra, em parceria com o Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural/MDA e Conflitos: fotografia e violência política no Brasil (1889-1964), em parceria com o Instituto Moreira Salles. Na estrada desde então, o Caminhão Museu já percorreu 23 cidades brasileiras, realizou 33 turnês e a estimativa de visitação neste período foi de 35 mil pessoas.