Pesquisa

 

Catálogo da Biblioteca e da Rede Virtual de Bibliotecas - RVBI

Consulte as dicas de pesquisa no Guia do Usuário da RVBI

O acervo da Biblioteca é especializado em Ciências Sociais, com cerca de 60% das obras na área de Direito. Há, aproximadamente: 200.000 livros, 290.000 fascículos de periódicos, 8.400 volumes de obras raras, 3 milhões de recortes de jornais, a Coleção Senador Luiz Viana Filho com quase 12.000 volumes, a Coleção de Depósito Legal com cerca de 11.000 obras editadas pelo Senado Federal e a Biblioteca Digital com cerca de 264.000 documentos em texto completo.

A Biblioteca do Senado Federal coordena a Rede Virtual de Bibliotecas - RVBI, uma rede cooperativa de bibliotecas que agrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de doze bibliotecas da Administração Pública Federal e do governo do Distrito Federal, dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário: Advocacia Geral da União (AGU), Câmara dos Deputados (CAM), Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLD), Ministério da Justiça (MJU), Procuradoria Geral da República (PGR), Senado Federal (SEN), Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Superior Tribunal Militar (STM), Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCD), Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJD), Tribunal Superior do Trabalho (TST), com o objetivo de atender às demandas de informações bibliográficas de seus órgãos mantenedores.

Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF)


A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, documentos a mais de 264 mil documentos de interesse do Poder Legislativo e da sociedade, propiciando segurança e preservação da informação, maior visibilidade na Internet, maior rastreabilidade em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento.

O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos.As obras publicadas na BDSF são de domínio público ou possuem direitos autorais cedidos pelos proprietários, possibilitando acesso e download gratuitos das obras.

Bases de dados assinadas

A Biblioteca do Senado assina diversas bases de dados, com o intuito de complementar o acervo, trazer agilidade à pesquisa e oferecer ampla gama de informações atualizadas e de boa procedência ao público interno do Senado Federal. O acesso a tais bases de dados é feito somente pela Intranet do Senado, na seção Informação e documentação > Biblioteca do Senado Federal > Bases de dados assinadas. Na Intranet também está disponível a Busca Integrada, que permite pesquisar, em uma caixa de pesquisa única, em várias bases de dados de uma única vez, assim como na BDSF e no catálogo da Biblioteca do Senado.

Vocabulário Controlado Básico (VCB) e Autorias Padronizadas (AUTR)


Vocabulário Controlado Básico (VCB) é a linguagem documental adotada pela Rede Virtual de Bibliotecas - RVBI para manter a uniformidade da indexação e da recuperação da informação em seu catálogo coletivo. Possui cerca de 10.000 descritores de todos os campos do conhecimento, com destaque para as Ciências Sociais com ênfase no Direito, refletindo as áreas de atuação das bibliotecas participantes da Rede.

A atualização do VCB é um trabalho ininterrupto. Para atender às necessidades de indexação e recuperação da informação, temas relevantes e de interesse das bibliotecas cooperantes são estudados e incluídos no VCB regularmente.

A base Autorias Padronizadas (AUTR) possui cerca de 9.500 entradas, incluindo autores pessoais, entidades, congressos e conferências, tratados, planos e programas e títulos uniformes, na forma autorizada para registro na base de dados bibliográficos. Os critérios adotados para a escolha da forma dos nomes são baseados nas regras do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), adotado pela RVBI.

Bibliografia Brasileira de Direito - BBD


A Bibliografia Brasileira de Direito - BBD é uma bibliografia seletiva, gerada a partir do catálogo bibliográfico da RVBI, com 208.344 referências de materiais bibliográficos (outubro de 2015) existentes nos acervos das bibliotecas da RVBI: livros, capítulos de livros e artigos de periódicos, sobre Direito brasileiro ou estrangeiro, publicados no Brasil, em português ou em outro idioma, e artigos de jornais publicados no suplemento Direito e Justiça, do Correio Braziliense. A BBD está disponível online, no catálogo coletivo das bibliotecas da RVBI, com atualização diária.

Histórico

A BBD tem origem na Bibliografia Brasileira de Ciências Sociais, publicada a partir de 1954 pelo Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD), atual Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Posteriormente, o Ibict desmembrou a Bibliografia original em áreas específicas das ciências sociais, sendo a BBD a primeira dessa nova sistemática, a partir do ano de 1970. Em 1985, a convite do Ibict, a responsabilidade pela edição da BBD passou a ser da Biblioteca do Senado, tendo em vista o conteúdo temático das bases bibliográficas da Rede Sabi, de alta relevância na área do Direito, bem como os suportes técnicos oferecidos pelo Prodasen e pelo Centro Gráfico do Senado. O último volume em papel foi publicado em 1999, sendo substituído por edições em CD-ROM até o ano de 2004, quando, então, passou a ter apenas a versão online, com atualização em tempo real.