Ferramentas Pessoais
Acessar

O que é História Oral

História Oral é uma forma de coletar relatos, em vídeo e áudio, sobre vivências de uma ou de mais pessoas, relativos a determinadas conjunturas, processos ou acontecimentos relevantes.

Há três gêneros distintos de coletas de depoimentos que utilizam procedimentos próprios da História Oral: a tradição oral, a história de vida e a história temática.

A Tradição Oral caracteriza-se pelo testemunho transmitido oralmente de uma geração para outra. A utilização de metodologias de História Oral permite então resgatar usos, costumes, fazeres, tradições e práticas de comunidades e de regiões.

A História de Vida é a coleta em vídeo e áudio do relato pessoal de alguém, sem o registro escrito. O que a distingue de uma autobiografia.

A História Oral Temática é feita com um grupo de indivíduos sobre determinado acontecimento, evento ou movimento vivido por todos. São, então, perspectivas individuais de pessoas que, em algum momento, estiveram inseridas em um mesmo contexto.

Os depoimentos típicos de História Oral são sempre um trabalho conjunto entre o depoente e o entrevistador - juntos produzem um documento histórico com critérios técnicos para a sua guarda, sigilo e acesso.

Os registros de História Oral são ferramenta essencial na construção da História. Somados a documentos e fotos, os relatos gravados dos que vivenciaram acontecimentos, momentos e fatos históricos enriquecem a compreensão do passado, fazem melhor entender o presente, ajudam a desenhar o futuro.