Congresso

Senado aprova nome de Marcus Pestana para Instituição Fiscal Independente

Em sabatina, economista e ex-deputado mineiro defendeu que problema brasileiro é fiscal

Por O Tempo Brasília
Publicado em 15 de junho de 2023 | 14:52
 
 
 
normal

O Senado aprovou nesta quarta-feira (14) o nome do economista e ex-deputado federal por Minas Gerais Marcus Pestana para o comando da Instituição Fiscal Independente. Seu nome foi aprovado por unanimidade pela Comissão Diretora do Senado e com 56 dos 59 votos no plenário da Casa. Dois senadores votaram contra o nome do mineiro para o cargo e houve uma abstenção.

"O Brasil na questão política monetária a independência operacional (do Banco Central) com o esquema de metas está no caminho certo. Câmbio flutuante está no caminho certo. A questão é fiscal. E esse é o papel da IFI e a gente, como o senador (Dr.) Iran (PP-RR) falou, quer estar muito próximo dos gabinetes não só do Senado como da Câmara para, por exemplo, vocês terem acesso. Esse estudo já está pronto, publicado, muitos senadores  não devem saber, sobre o arcabouço fiscal que vocês vão discutir aí no curto prazo", disse Marcus Pestana.

A Instituição Fiscal Independente do Senado Federal, onde Pestana vai trabalhar a partir de agora como diretor-executivo, foi criada em 2016 com o objetivo de ampliar a transparência nas contas públicas.

Veja como foi a sabatina de Marcus Pestana pela Comissão Diretora:
 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!