Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Entrevista de Lula à CNN, prévia do PIB mostra desaceleração e mais de 17 de fevereiro

    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu nesta quinta-feira (16) entrevista exclusiva à âncora da CNN Daniela Lima

    O presidente Lula em entrevista exclusiva à CNN Brasil
    O presidente Lula em entrevista exclusiva à CNN Brasil Reprodução / CNN

    CNN

    A entrevista exclusiva que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu à âncora da CNN Daniela Lima, e a prévia do PIB, que apontou desaceleração da economia em 2023, estão entre os destaques desta sexta-feira (17).

    Presidente Lula concede entrevista exclusiva à CNN

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu nesta quinta-feira (16) entrevista exclusiva à âncora da CNN Daniela Lima. O petista anunciou que o novo salário mínimo será de R$ 1.320 e que irá elevar a faixa de isenção do Imposto de Renda para R$ 2.640.

    Lula também afirmou que o governo irá reavaliar a autonomia do Banco Central ao término do atual presidente da instituição, Roberto Campos Neto, em dezembro do ano que vem.

    A respeito dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que, no passado, defenderam a Operação Lava Jato –que condenou Lula– o presidente afirmou que cabe “à justiça divina” julgar os magistrados.

    “Prévia do PIB” confirma tendência de desaceleração da economia e crescimento baixo em 2023

    A queda de 1,5% no quarto trimestre apresentada pelo IBC-Br, índice de atividade econômica que funciona como um termômetro do PIB (Produto Interno Bruto), confirma a desaceleração em curso provocada, principalmente, pelo forte aumento dos juros no último ano.

    O resultado também corrobora as expectativas de um crescimento bem mais fraco para o país em 2023, de acordo com economistas consultados pela CNN. O IBC-Br é calculado pelo Banco Central e foi divulgado nessa quinta-feira (16).

    O PIB fechado de 2022 será divulgado em 2 de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    “Fatores que impulsionaram a nossa economia em 2022, como a reabertura da circulação, que impulsionou os serviços, e o aumento de preço das commodities, que aumentou nossos termos de troca, vão ter seus efeitos dissipados em 2023”, disse Rafael Bacciotti, analista do Instituto Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal.

    Governo federal articula Medida Provisória para destravar piso da enfermagem

    O governo federal articula uma Medida Provisória (MP) para tentar destravar o piso da enfermagem. Apesar do piso aprovado no Congresso Nacional, a aplicação está suspensa por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

    A expectativa é que a Medida Provisória defina como será a operacionalização e a distribuição do dinheiro destinado ao pagamento da complementação federal do mínimo nacional aos trabalhadores da área. Ao ser editada, uma MP tem força de lei, mas precisa ser aprovada pelo Parlamento em até 120 dias para não perder a validade.

    Na segunda-feira (13), o governo instituiu um grupo de trabalho interministerial para tentar avançar na redação final da MP. O grupo é formado por Casa Civil, Ministério da Saúde, Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e Advocacia-Geral da União (AGU). Segundo a Saúde, a pasta será a responsável por definir os critérios de rateio para os repasses aos estados e municípios.

    À CNN, defesa de Bolsonaro diz que vai avaliar declaração de Lula sobre Hitler e Mussolini

    O advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), João Henrique, afirmou à CNN que irá analisar a declaração dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que comparava o ex-mandatário a Hitler e Mussolini em entrevista à emissora. Henrique ressaltou que integrantes do governo Lula “estão errando na dose”.

    “Alguns integrantes do governo estão errando na dose, excedendo o limite. A gente defende o direito à liberdade de expressão, mas a liberdade não dá o direito de injuriar alguém. Estamos percebendo excesso de limite e, se houver excesso, essas pessoas têm que ser responsabilizadas. A democracia não é feita só de direito, mas de deveres também. Caluniar, difamar e injuriar fogem da regra. Vamos avaliar a declaração”, destacou João Henrique.

    Durante a entrevista à CNN, Lula afirmou que, quando se nega a política, surge o autoritarismo.

    Acompanhe as principais notícias de Jair Bolsonaro

    Exclusivo CNN: PF encontra fragmentos de digitais na minuta do golpe

    A Polícia Federal (PF) encontrou três fragmentos de digitais na minuta do golpe localizada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. As informações foram apuradas exclusivamente por Daniela Lima, âncora da CNN.

    Uma fonte afirmou à reportagem que o trabalho realizado na minuta é “difícil, demorado e meticuloso”. Os três fragmentos são de pessoas diferentes.

    O documento em questão propunha a instalação do Estado de Defesa e visava alteração do resultado das eleições presidenciais de 2022.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

    * Publicado por Léo Lopes