Economia
PUBLICIDADE

Por Renan Monteiro — Brasília

A Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão ligado ao Senado Federal, estima que a dívida bruta fechará este ano com o equivalente a 78,7% do Produto Interno Bruto (PIB). Os dados, divulgados nesta quarta-feira, também indicam para a elevação desse patamar para 82,3% do PIB em 2024.

A justificativa dada pela instituição para os números é de que “as incertezas no campo fiscal e o cenário econômico mais desafiador influenciam negativamente a dinâmica da dívida pública”.

No último levantamento oficial, o Banco Central mensurou que a dívida bruta do país fechou o ano passado representando 73,5% do PIB — menor proporção desde julho de 2017, quando essa relação era de 73,18%.

O nível está bem distante dos 51,77% registrados pelo BC no final do segundo mandato do presidente Lula, em dezembro de 2010.

O Brasil ganhou o chamado “grau de investimento” pela primeira vez em 2008. Posteriormente, as agências de risco Standard & Poor’s, Fitch e Moody’s, retiram este “selo” entre 2015 e 2016, diante do cenário fiscal do país.

Em entrevista ao GLOBO, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, definiu como meta a retomada do grau de investimento das agências até o fim do mandato do presidente Lula, em 2026.

No relatório divulgado nesta quarta-feira, o órgão fiscal do Senado avalia que seria necessário um superávit primário de 3,8% do PIB em 2023 para a estabilização da dívida, tendo em vista uma taxa real de juros implícita da dívida em 6,1% e crescimento real da economia de 0,9%.

Mais recente Próxima BNDES diz que sócios têm capital para salvar a Americanas. 'Não vamos voltar a ser hospital de empresa', diz Mercadante
Mais do Globo

O que mais se ouve de quem participou da deliberação de que não haveria manifestações ‘dos dois lados’ é: ‘Para quê?’

Silêncio sobre o 31/3 expõe feridas do 8/1

Chegamos ao ponto em que o presidente da República que foi vítima de uma nova tentativa de golpe escolhe não lembrar 1964

Lula não entendeu nada

Guarulhos e Congonhas, ambos em São Paulo, apresentam nítidos sinais de que estão sobrecarregados

Maiores aeroportos do país exigem mais atenção das concessionárias

Análise é realizada no plenário virtual, e tem duração prevista para ocorrer até o próximo dia 8

STF começa a julgar ação que discute limites de atuação das Forças Armadas

Análise será aberta com voto do relator, ministro Gilmar Mendes; Julgamento ocorre no plenário virtual

STF inicia nesta sexta-feira julgamento que pode alterar alcance do foro privilegiado

Neste ano, a data será celebrada em 29 de março e muitas pessoas optam por fazer jejum parcial ou abstêm-se de consumir carne vermelha como parte da tradição religiosa

Pode comer carne na Sexta-feira da Paixão? Entenda a prática adotada por adeptos do cristianismo na data

Neste ano, a data será celebrada em 29 de março e muitas pessoas optam por fazer jejum parcial ou abstêm-se de consumir carne vermelha como parte da tradição religiosa

O que significa a Sexta-feira Santa? Entenda o dia celebrado no cristianismo

No Sul, Porto-Alegre e Florianópolis podem ter tempestades nesta sexta-feira, mas sábado e domingo seguem secos

Feriadão terá chuvas intensas nas regiões Sudeste, Norte, Centro-Oeste e Nordeste, alerta Inmet; veja a previsão