Inflação

Contas do governo vão melhorar com ajuda da inflação, projeta IFI

Segundo a Instituição Fiscal Independente, o quadro fiscal é melhor, mas é preciso estar atento aos riscos. "O controle da inflação prejudica a atividade e colocará um freio na arrecadação e na queda da dívida", afirmou a diretora da instituição

Fernanda Strickland
postado em 18/05/2022 17:42 / atualizado em 18/05/2022 17:43
 (crédito: kleber sales)
(crédito: kleber sales)

Motivada pela alta no Produto Interno Bruto (PIB) e na inflação, a Instituição Fiscal Independente (IFI) melhorou as projeções nas contas públicas. Com isso, o deficit primário — saldo negativo no Orçamento — pode ficar em R$ 19,2 bilhões em 2022, o equivalente a 0,2% do PIB.

De acordo com o IFI, a arrecadação segue com crescimento “vigoroso”, mas ainda sob forte influência da inflação e de fatores conjunturais, como os preços das commodities, diz a instituição. A receita primária, já descontadas as transferências a estados e municípios, deve ficar em 18% do PIB em 2022. Para a IFI, a tendência nos próximos anos é a de desaceleração, caindo a 16,6% do PIB em 2031.

Em relação ao PIB, na revisão anterior, previa-se um crescimento de 0,5% em 2022. O novo relatório aumentou a projeção para 1,0%, motivado pela melhora da atividade econômica e pelo efeito positivo das liberações de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) sobre o consumo das famílias no segundo trimestre.

Segundo a IFI, o quadro fiscal é melhor, mas é preciso estarmos atentos aos riscos. “O controle da inflação prejudica a atividade e colocará um freio na arrecadação e na queda da dívida. Os olhos se voltam para a despesa, e a experiência recente nos mostra que o teto de gastos tem sido o elo mais fraco”, pontuam Daniel Veloso Couri, diretor-executivo da IFI, e Vilma da Conceição Pinto, diretora da instituição.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação