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Por Lu Aiko Otta, Valor — Brasília


A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que instituiu benefícios para combater a alta nos preços dos combustíveis – também chamada "PEC das Bondades", "PEC Eleitoral" ou "PEC kamikaze" – não é neutra do ponto de vista fiscal, disse ao Valor o diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI), Daniel Couri. Ele insistiu que a medida aumenta o risco fiscal – por aumentar despesas às vésperas das eleições, e sem nenhuma forma de compensação, acarreta impacto imediato.

Nessa quinta-feira (14), o Ministério da Economia divulgou uma série de dados mostrando que, embora se fale em aumento de percepção do risco fiscal, o mercado não piorou suas projeções para a dívida bruta como proporção do Produto Interno Bruto (PIB). Pelo contrário, estão hoje perto de 10 pontos percentuais abaixo do que o estimado em janeiro de 2021. O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a PEC não trará impacto líquido sobre o resultado fiscal, porque o gasto extra será compensado com receitas extraordinárias e dividendos.

Para Couri, a avaliação não é verdadeira. “A PEC concretamente aumenta despesas perto das eleições, portanto tem impacto fiscal imediato”, frisou. A proposta eleva despesas e não traz nenhuma forma de compensação, por isso não se pode afirmar que seja neutra do ponto de vista fiscal, argumentou. As despesas criadas pela PEC somam R$ 41,25 bilhões.

Há, de fato, receitas que podem neutralizar esse gasto extra. “Mas elas ocorreriam com ou sem a PEC”, disse. “Se não houvesse a PEC, o resultado fiscal seria melhor.”

Ele reconheceu que a arrecadação tem vindo acima do esperado. Porém, esse desempenho foi acompanhado por uma expansão fiscal que não começou na PEC dos benefícios. A expansão de gastos vem desde a PEC dos Precatórios e atinge a marca dos R$ 166 bilhões, nas contas da IFI.

A "PEC das Bondades" pode até ser compensada com receitas extras, mas a proposta em si traz riscos para a política fiscal, avaliou. “Cria um precedente de aumentar gastos em período eleitoral”, alertou. Utilizado nas eleições em 27 Estados e mais de 5 mil municípios, esse precedente traz risco fiscal, além de um desequilíbrio na competição eleitoral que considera “muito grave”.

Para Daniel Couri, da IFI, PEC Eleitoral concretamente aumenta despesas perto das eleições, portanto tem impacto fiscal imediato — Foto: Pedro França/Pedro França/Agência Senado
Para Daniel Couri, da IFI, PEC Eleitoral concretamente aumenta despesas perto das eleições, portanto tem impacto fiscal imediato — Foto: Pedro França/Pedro França/Agência Senado

A criação de benefícios às vésperas da eleição eleva o risco de tornar permanente o que era para ser transitório, acrescentou. Couri citou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato ao Planalto pelo PT, já falou em manter o Auxílio Brasil em R$ 600,00. A PEC estabelece esse valor apenas até dezembro deste ano.

A PEC é, além disso, mais um furo aberto no teto de gastos. Os R$ 41,5 bilhões serão gastos fora do limite. “Como se fragiliza ainda mais a principal âncora fiscal e isso não implica maior risco fiscal?”, questionou.

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