Portinho propõe audiência pública para discutir PEC fura-teto

Líder do governo no Senado apresentou requerimento para que impactos econômicos da proposta sejam avaliados por especialistas

Carlos Portinho
Carlos Portinho (foto) defendeu que audiência seja realizada antes da votação da PEC fura-teto; nesta 2ª, o presidente da CCJ convocou sessão para analisar proposta
Copyright Sérgio Lima/Poder360 - 13.jun.2022

O senador Carlos Portinho (PL-RJ), líder do governo no Senado, protocolou nesta 2ª feira (5.dez.2022) um requerimento na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) para que seja realizada uma audiência pública com economistas sobre os impactos econômicos da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) fura-teto.

“A discussão ampliada é indispensável para dirimir ambiguidades presentes na Proposta, além de subsidiar os parlamentares na tomada de decisão a respeito dos temas tão relevantes como sustentabilidade fiscal, investimentos e papel do Estado nas questões sociais”, diz o documento. Eis a íntegra (451 KB).

No documento, Portinho defendeu que a sessão se dê antes da votação da proposta, com a presença de especialistas da economia, como o ministro Paulo Guedes. Seriam eles:

  • Paulo Guedes, ministro da Economia, ou representante;
  • Alessandro Aurélio Caldeira, diretor da Secretaria de Macroavaliação Governamental do TCU (Tribunal de Contas da União);
  • Daniel Veloso Couri, diretor da IFI (Instituição Fiscal Independente);
  • Bráulio Borges, economista-sênior da área de Macroeconomia da LCA (consultoria econômica) e pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV);
  • Erik Alencar de Figueiredo, presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada);
  • Julio Alexandre Menezes da Silva, secretário Especial do Tesouro e Orçamento;
  • Mansueto Facundo de Almeida Júnior, economista-chefe do Banco BTG Pactual e ex-secretário do Tesouro Nacional;
  • Paulo Fontoura Valle, secretário do Tesouro Nacional.

O senador Eduardo Girão (Podemos-CE) também assina o requerimento.

Por meio de seu perfil no Twitter, Carlos Portinho defendeu a audiência pública para discutir a PEC fura-teto. “É dinheiro público! Espero que todos os senadores tenham a mesma sensibilidade e urgência”, escreveu.

O líder do governo no Senado também afirmou que é preciso garantir que o Auxílio Brasil no valor de R$ 600 “não cause maior aumento de juros e inflação”.

TRAMITAÇÃO DA PEC FURA-TETO

O presidente da CCJ, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), convocou sessão na 3ª feira (6.dez) para analisar a PEC que retira o Auxílio Brasil do teto de gastos.

O congressista indicou o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) para relatar o texto.

Na 4ª feira (7.dez), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), pretende votar o texto no plenário.

A expectativa é que o texto apresentado permita ao futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gastar até R$ 128 bilhões anuais fora do teto de gastos a partir de 2023 para cumprir promessas de campanha.

autores