Moção de apoio às ocupações e movimentos dos bolsistas e estudantes das Universidades Federais


Estudantes de todo o país, têm se mobilizado com ocupações e manifestações para denunciar os criminosos cortes no orçamento da Educação, promovidos pelo governo de Bolsonaro. As verbas bloqueadas do Ministério da Educação (MEC) em 2022 já somam quase R$ 3 bilhões, segundo a Instituição Fiscal Independente (IFI), e comprometem o funcionamento de Universidades Federais, Institutos Federais e Colégios Federais, que podem paralisar suas atividades por falta de verbas.

Os cortes na educação, feitos pelo governo federal, acontecem após uma liberação bilionária de recursos para as chamadas Emendas de Relator, o “orçamento secreto”, utilizado pelo governo para privilegiar parlamentares da base governista no Congresso e realizar medidas em redutos políticos em plena campanha eleitoral. Acontecem também num cenário em que a Educação foi uma das pastas mais atacadas e negligenciadas pelo governo em todos os níveis.

O movimento dos estudantes das universidades é um sinal de alerta à toda sociedade brasileira e reforça a importância da união na luta contra o desmonte da educação pública e das ameaças públicas contra a democracia.

Por uma educação pública para todos e todas e pelo direito de estudar, o CPERS reforça sua solidariedade a estes estudantes, professores(as) e funcionários(as) das Universidades Públicas, e se soma na defesa da educação pública brasileira e na resistência aos ataques de medidas antidemocráticas do atual governo.

Notícias relacionadas