metropoles.com

PEC Emergencial forçará 11 estados e o DF a cortar gastos

Estimativa leva em conta as unidades federativas que têm mais de 95% da receita comprometida em gastos correntes

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Bolsonaro é chamado de genocida por parlamentares
1 de 1 Bolsonaro é chamado de genocida por parlamentares - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial deve levar 11 estados e o Distrito Federal, além de 2,4 mil municípios brasileiros, a cortar ou congelar gastos com servidores públicos e benefícios fiscais, entre outros. Isso poderá acontecer porque eles têm mais de 95% de sua receita vinculadas a despesas correntes.

O DF tem 97% de comprometimento com gastos correntes, de acordo com o último levantamento do Tesouro Nacional. Nesse quesito, a pior situação é de Minas Gerais, com 106,5%.

Além dele, outros três estados estão com mais gastos correntes do que receitas correntes, o que significa que eles não têm dinheiro para pagar tudo o que precisam pagar. São eles o Rio de Janeiro (105%), Rio Grande do Sul (101,9%) e Mato Grosso do Sul (100,3%).

O gráfico a seguir indica a relação para cada unidade da Federação:

Municípios

A mesma regra pode levar 2,4 mil municípios brasileiros a também cortarem despesas. Juntas, essas cidades representam 42% do total de municípios no Brasil e somam 72,1 milhões de pessoas. As informações são da Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Economia, e foram coletadas pelo (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles.

O gráfico a seguir mostra quantas cidades e a situação de cada uma delas. A nota A significa que até 90% da receita está comprometida com gastos correntes, e é a melhor possível nos cálculos do Tesouro Nacional. Em seguida vêm as com nota B, cujas despesas representam entre 90% e 95% das receitas. As com nota C têm 95% ou mais comprometidos e estão sujeitas aos gatilhos previstos na PEC.

A PEC Emergencial foi aprovada nessa quinta-feira (4/3) no Senado Federal e será analisada pela Câmara dos Deputados. Ela recria o auxílio emergencial e define critérios para que prefeitos e governadores sejam forçados a congelar uma série de gastos. O objetivo é melhorar as contas desses locais, contendo o endividamento.

O diretor executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI), o economista Felipe Salto, aponta que o mecanismo a ser criado pela lei é positivo, mas “é facultativo” para cidades e estados. Ele só será utilizado se o mandatário local assim desejar.

“A sanção prevista, para o caso de não acionamento, é o impedimento de obtenção de aval do Tesouro em operações novas de empréstimo. Será preciso avaliar como se dará, na prática, a escolha dos governadores e prefeitos em relação ao novo conjunto de medidas de ajuste, dado esse contexto”, explicou.

Três cidades maranhenses lideram a lista dos municípios com mais de 100 mil habitantes com a pior relação entre a receita e a despesa corrente. O primeiro lugar é Paço do Lumiar (MA), na grande São Luís. Lá, as despesas são 352% das receitas. Em seguida vem Bacobal, que fica a 250 km de São Luís. No local, as despesas são 145% das receitas. O terceiro lugar é de Caxias, localizada a 360 km de São Luís, onde as despesas representam 125% das receitas.

O mapa a seguir mostra onde estão as cidades com as notas A, B e C pelo Brasil. Municípios em branco são aqueles que não tinham informações divulgadas pelo Tesouro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?