Brasil e Política

Por Lu Aiko Otta e Mariana Ribeiro, Valor — Brasília


Houve, “certamente”, erro da equipe econômica nas negociações do Orçamento, disse há pouco o ministro da Economia, Paulo Guedes, no evento Brazil Investment Forum, promovido pelo Bradesco BBI. “Deve ter tido erro da equipe econômica? Certamente. Tem erro de quando ministro pula cerca e vai negociar? Sim.”

Guedes acrescentou que há sempre um ministro mais ousado na busca de mais recursos. “Tem ministro fura-teto aqui; é natural”, disse, sem citar nomes. Nos bastidores, essa atuação é atribuída ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

“Isso bota em risco o grupo inteiro”, lamentou. “É do jogo, é legítimo e está sendo abordado de forma construtiva.”

Todos os envolvidos têm um pouco de razão e um pouco de culpa na crise do Orçamento de 2021, segundo Guedes. Ele ressalvou, porém, que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), “não se desviou do acordo”.

O ministro acrescentou que foi a primeira vez que o Orçamento foi construído em conjunto entre o governo e o Congresso, ressaltou o ministro. Nas negociações, explicou, sua função é dizer o que cabe ou não no Orçamento. Mas, admitiu, houve excessos de parte a parte.

“Até R$ 16 bilhões, acompanhamos os acordos”, disse. “Depois, teve acordo que Economia não acompanhou.” Ele acrescentou que “todos estão juntos no erro” e que as negociações chegaram ao dobro do combinado. “Acordos políticos têm de caber no Orçamento”, disse.

De acordo com cálculos da Instituição Fiscal Independente (IFI), o Orçamento de 2021 extrapola o teto de gastos em cerca de R$ 31 bilhões.

“Todo mundo quer recursos, é natural”, disse Guedes. Agora, porém, é preciso encontrar uma solução, pontuou.

“Todo mundo está de acordo quanto ao que tem de ser feito”, disse. Tanto o presidente da Câmara, quanto o presidente Jair Bolsonaro, ele próprio e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) dizem a mesma coisa: o combinado tem de ser cumprido, afirmou. “O problema é como fazer.”

Para o ministro, o “barulho” é a busca do responsável pelo Orçamento desequilibrado. Ele comparou a situação a uma astronave na qual o macaco pode ter apertado o botão errado, ou se foi o astronauta mesmo, que apertou o botão sem saber o que estava acontecendo.

“Quem errou menos, que foi o Lira, está aborrecido com isso”, disse, referindo-se ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Ele repetiu que todos entendem que acordos têm de ser cumpridos e não há dúvida quanto a isso. O problema é como fazer.

O ministro voltou a atacar a possibilidade de decretar uma nova calamidade. Como as contrapartidas em termos de contenção de despesas já estão em vigor (o congelamento de salários do funcionalismo este ano), a calamidade seria apenas uma liberação de gastos.

“O que derruba o Brasil é cheque em branco”, disse. Já gastar mais 1% do Produto Interno Bruto (PIB) para financiar programas como o BEm e o Pronampe não derruba o Brasil, comparou. “Estamos na cauda de uma pandemia.”

Ministro da Economia Paulo Guedes — Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo
Ministro da Economia Paulo Guedes — Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo
Mais recente Próxima Nosso foco sempre foi o controle das despesas, diz Guedes
Mais do Valor Investe

O banco destaca que os preços atuais das companhias cria uma assimetria positiva, vendo os papéis excessivamente descontados mesmo com as incertezas operacionais e fiscais

Arezzo&Co (ARZZ3) e Grupo Soma (SOMA3): Citi vê ações a preços atrativos

O Boletim Focus mostrou um ajuste na trajetória não apenas da Selic (como era esperado), mas também do dólar e da inflação. Além disso, com a questão fiscal brasileira no centro das atenções, os investidores monitoram os números de arrecadação de março

Ibovespa futuro cai com expectativas sobre Selic

Mercado acompanha temporada de balanços enquanto aguarda dados do PIB e da inflação norte-americanos

Dólar comercial inicia a terça-feira em leve alta, perto da estabilidade

A queda dos preços do minério de ferro e do aço vendido ao mercado externo contribuiu para o desempenho mais fraco

Lucro da Usiminas (USIM5) já começa 2024 caindo 93%. Por quê?

O relatório do Banco Central apresenta as expectativas dos economistas para os principais indicadores econômicos do Brasil

Boletim Focus: Mercado prevê inflação e Selic maiores neste ano

Lucro da Usiminas cai 93% no 1º tri; Marisa divulga balanço atrasado

Usiminas (USIM5); Fleury (FLRY3); Marisa (AMAR3): veja os destaques das empresas

Depois de ficar de fora do grupo de 25 principais receptores de capital externo em 2023, país chega ao 19º lugar do ranking este ano

Brasil volta a ser considerado bom destino para investimento estrangeiro

Os principais índices da região operam em alta nesta terça-feira

Bolsa de Londres bate recorde em meio a bom humor no mercado europeu

O governo tem defendido maior dedicação da Petrobras à retomada de investimentos em plantas de fertilizantes, refino de petróleo e na indústria naval

Acabou a crise? Ministro vê avanço em relação entre Petrobras (PETR4) e governo

Apple, Amazon, Alphabet, Meta, Tesla, Microsoft e Nvidia divulgarão em breve os balanços do trimestre

O que esperar dos novos resultados das ‘Big techs’ esta semana?