Mundo
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Marli Olmos, Valor — São Paulo


A economia brasileira deverá ter uma retração de 5% neste ano por conta do impacto da pandemia do novo coronavírus, de acordo com a previsão do Banco Mundial. A estimativa consta de um novo relatório, intitulado “A economia nos tempos da Covid-19”, que está sendo apresentado neste domingo.

Já o Produto Interno Bruto (PIB) da região da América Latina e Caribe (excluindo Venezuela) como um todo deve diminuir 4,6% em 2020. Por outro lado, o relatório aponta que é esperada a volta do crescimento em 2021. A expectativa é de uma expansão da atividade econômica na região de 2,6%.

O documento lembra que a economia da região já vinha enfrentando problemas por diversos fatores, a começar pelas convulsões sociais, seguidas pelo colapso dos preços internacionais do petróleo. A crise provocada pela covid-19 prejudicou ainda mais o crescimento.

A pandemia do novo coronavírus está contribuindo para um grande choque do lado da oferta. Segundo o relatório, a demanda da China e dos países do G7 deverá cair drasticamente, afetando os exportadores de commodities da América do Sul e os exportadores de serviços e bens manufaturados da América Central e Caribe. Além disso, o colapso do turismo terá impacto severo em alguns países do Caribe.

No subcontinente, a piora na economia gerada pelo impacto da covid-19 exige "respostas de políticas em diversas frentes para apoiar os mais vulneráveis, evitar uma crise financeira e proteger os empregos”, destaca o relatório.

Segundo o documento, para ajudar os vulneráveis a enfrentar a perda de renda motivada pelo “lockdown” (bloqueio total), os programas atuais de proteção e assistência social devem ser ampliados e ter sua cobertura estendida. ”Ao mesmo tempo, os governos devem considerar apoiar as instituições do setor financeiro e as principais fontes de emprego."

“Precisamos ajudar as pessoas a enfrentar esses enormes desafios e garantir que os mercados financeiros e os empregadores sobrevivam à tempestade”, disse Humberto López, vice-presidente interino do Banco Mundial para a região da América Latina e Caribe. “Para tal, é preciso limitar os danos e lançar as bases para a recuperação o mais rapidamente possível”, destacou.

“Muitos países da América Latina e Caribe estão enfrentando a crise com um espaço fiscal limitado. Níveis mais elevados de informalidade no mercado de trabalho tornam mais difícil que os sistemas de proteção social atinjam todas as famílias e se protejam todas as fontes de emprego”, destaca o Banco Mundial.

Segundo o documento preparado pela organização, muitas famílias “não dispõem de recursos para suportar os bloqueios e quarentenas necessários para conter a propagação da pandemia”. Além disso, muitos também dependem de financiamentos internacionais, “que estão em colapso”. Daí a necessidade, destaca o relatório, de aumentar e estender os programas de assistência social.

"Socializar o prejuízo"

O documento destaca que, ao mesmo tempo em os governos terão que arcar com grande parte das perdas, é preciso também “socializar esse prejuízo“. Isso exige o envolvimento das instituições do setor financeiro e empregadores. “Esse apoio será essencial para preservar os empregos e possibilitar a recuperação”, destaca o relatório.

Para a instituição, esses processos devem ser transparentes. “É preciso firmar acordos sólidos para administrar os ativos recém-adquiridos, seguindo os melhores exemplos de fundos soberanos e empresas de gestão de ativos”, destaca o relatório.

“Os governos da América Latina e do Caribe enfrentam o enorme desafio de proteger vidas e ao mesmo tempo limitar o impacto das consequências econômicas”, acrescentou Martin Rama, economista-chefe do Banco Mundial para a região da América Latina e Caribe. “Isso exigirá políticas coerentes e direcionadas em uma escala raramente vista antes”, destacou.

Mais recente Próxima Itália tem menor número de mortes por covid-19 em três semanas

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Barril do petróleo Brent chegou a subir cerca de 4% após as primeiras notícias sobre o ataque de Israel ao Irã

Dólar tem leve alta e juros futuros recuam com política monetária e Oriente Médio no foco

Agentes locais seguem reavaliando a trajetória da política monetária no Brasil

Juros futuros recuam, em linha com Treasuries, após alta firme na semana

Na sessão, os investidores também devem observar os comentários do presidente do Federal Reserve (Fed) de Chicago, Austan Goolsbee

Dólar inicia em alta com atenção a cenário geopolítico, Fed e Campos Neto

PEC dos Quinquênios é mais uma demonstração da falta de senso dos donos do poder

Ninguém aguenta mais privilégios para a elite togada

Os resultados foram impulsionados por maior adição de clientes e aumento nas contribuições de pequenas e médias empresas

Pluxee eleva metas para o ano fiscal após aumento nas receitas e lucratividade

Ações da empresa caíram 13% neste ano, em comparação com um aumento de 5% no S&P 500

Diretor-presidente da Apple, Tim Cook, e outros executivos vendem ações, que   estão caindo

A empresa manterá execução dos contratos de gestão e administração dos galpões vendidos

Log CP vende galpões para fundo do BTG por R$ 509,7 milhões

Empresa terminou o primeiro trimestre com 478,4 mil vagas, crescimento líquido de 37 mil vagas e alta de 8,5% sobre o mesmo período de 2023

Estapar tem receitas de R$ 365,6 milhões no 1º trimestre, alta de 21%

Abertura para um acordo entre as empresas é indicação de que há disposição dos acionistas de grandes líderes do varejo em colocar empecilhos de lado e tentar buscar um caminho comum para perpetuar os negócios

Análise: Fusão que tinha ‘chance zero’ de sair enfrentará desafio dos DNAs diferentes de Petz e Cobasi