Economia

Seminário do Correio debate os desafios do crescimento em 2020; participe

As inscrições são gratuitas

Catarina Loiola*
postado em 15/11/2019 06:00
[FOTO1]Desde que mergulhou na recessão, em 2014, o Brasil busca a retomada consistente do crescimento econômico, e o momento é propício para o país deslanchar. Os juros básicos estão no menor patamar da história e o Congresso, além de ter aprovado a reforma da Previdência, está empenhado em mudar a estrutura tributária que inibe investimentos produtivos e pune consumidores. Para debater o assunto, o seminário Correio Debate: Desafios para 2020 ; o Brasil que nos aguarda, reunirá especialistas e autoridades no auditório do jornal, em 26 de novembro. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site.

O economista-chefe do UBS Investment Bank, Tony Volpon, explica que, antes de discutir os desafios do próximo ano, é preciso diagnosticar o motivo de o crescimento econômico ter ficado abaixo de 1% desde o fim da recessão de 2015-2016. ;Houve surpresas desagradáveis, como a recessão na Argentina, a volatilidade causada pela eleição em 2018, a guerra comercial entre Estados Unidos e China. Mas também houve dois fatores estruturais e domésticos;, diz.

Um deles, segundo Volpon, foram os efeitos latentes da recessão e destruição de riqueza patrimonial, com predominância dos desajustes de passivos sobre investimentos em vários setores. O segundo é a crise fiscal do país, que forçou a retirada de estímulos do Estado, como o gasto público crescente e ampliação do crédito de bancos públicos.

Em relação a 2020, o economista acredita que a liberação do FGTS e o leilão do pré-sal, que pode garantir ;um pouco de política fiscal expansionista;. ;Não havendo nenhuma surpresa desagradável, devemos ter um crescimento econômico entre 2,2% e 2,7% no ano que vem, com previsão pontual de 2,5%;, avalia Volpon, que já foi diretor do Banco Central.

Para a economista e advogada Elena Landau, se não houver aumento de produtividade, o crescimento econômico não superará a expectativa de 2,5%. ;A economia está crescendo aos poucos, saímos de uma base muito ruim. Sem políticas de produtividade, não tem crescimento sustentável, e isso passa pela educação, abertura comercial e reforma do Estado;, ressalta Elena, que atuou com destaque na implantação de reformas estruturais no estado brasileiro, em meados da década de 1990.

Na visão de Naércio Menezes, professor do Insper, a economia deverá crescer um pouco mais em 2020, em comparação a 2019. A alta deve ocorrer, principalmente, devido à evolução favorável dos termos de troca ; preços de exportação com relação aos preços dos produtos importados. ;As reformas na área de trabalho e emprego não parecem ser suficientes para acelerar a recuperação do mercado de trabalho até agora;, diz Menezes.

* Estagiária sob supervisão de Odail Figueiredo

Serviço

Seminário Correio Debate: Desafios para 2020 ; o Brasil que nos aguarda

Data: 26/11/19
Local: auditório do Correio Braziliense
Inscrições gratuitas pelo site

Programação


14h00 ; Credenciamento e Welcome Coffee

15h00 ; PAINEL 1 ; As ferramentas para o crescimento
Adolfo Sachsida ; Secretário de Política Econômica do Ministério da Economia
Elena Landau ; Advogada e economista (A CONFIRMAR)
Felipe Salto ; Diretor executivo da Instituição Fiscal Independente do Senado
Mário Mesquita ; Economista-chefe do Itaú Unibanco (A CONFIRMAR)

16h30 ; Participação especial
Rodrigo Maia ; Presidente da Câmara dos Deputados (A CONFIRMAR)

16h50 ; Coffee Break

17h00 ; PAINEL 2 ; Emprego, renda e infraestrutura
Naércio Menezes ; Professor do Insper
Claudio Frischtak ; Presidente da Consultoria Inter (A CONFIRMAR)
José Francisco de Lima Gonçalves ; Economista-chefe do Banco Fator
Alex Fabiane ; Prof. Dr. Titular da Universidade Mackenzie - Brasília

18h30 ; Encerramento ; Roberto Campos Neto ; Presidente do Banco Central

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação